Na manhã desta terça-feira (11), durante pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o deputado estadual João Luiz (Republicanos) apelou à Prefeitura de Manaus para que readeque o projeto de ciclovias e ciclofaixas, em fase de execução nas avenidas Ephigênio Salles e Governador José Lindoso, mais conhecida como avenida das Torres.
Na avaliação de João Luiz, apesar de a iniciativa da Prefeitura ser louvável, o projeto precisa ser revisto e discutido, o quanto antes, com especialistas da área, grupos de pedala e ciclistas. Isso porque, de acordo com o parlamentar, o projeto em execução não atende as demandas dos ciclistas no quesito segurança.
“A ciclofaixa na avenida das Torres, por exemplo, não traz segurança ao ciclista. Embora tenha sinalização horizontal, com pintura na faixa indicando dia e hora de funcionamento, o ciclista não se sentirá seguro em utilizá-la porque falta uma sinalização mais efetiva com cones separando as vias. E, com isso, será uma faixa inutilizada porque não tem segurança”, detalhou João Luiz.
João Luiz afirmou, ainda, que a ciclovia em fase de implantação no canteiro central que liga as avenidas Ephigênio Salles e das Torres “é uma obra boa, mas em local errado”.
“Seria mais viável implantar as ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas em toda a extensão da avenida das Torres, ligando à avenida das Flores e à AM-010. Essa avenida corta vários bairros da cidade de Manaus e a implantação de uma ciclovia dará condições e incentivará o uso da bicicleta como meio de transporte e como alternativa de emprego e renda”, ressaltou o parlamentar, ao acrescentar que está disponível para contribuir e discutir projetos e obras que tornem Manaus uma cidade muito melhor.
Texto: Jeane Glay
Fotos: Aleam