A partir da edição desta quarta-feira (19/08), o Boletim Diário Covid-19 da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) passa a incluir um gráfico específico com dados oriundos do processo de revisão e qualificação de óbitos ocorridos em meses anteriores. A reclassificação segue os novos critérios do Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, que passou a considerar óbitos por Covid-19 também por critérios clínicos e exames de imagens.
Por meio do gráfico, é possível verificar a reclassificação por data de ocorrência dos óbitos que atendem aos critérios de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag-não especificado), realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Manaus.
Nesta edição, foram reclassificados quatro óbitos antigos das seguintes cidades do interior: (1) Manacapuru, (1) Santo Antônio do Içá, (1) Codajás e (1) Ipixuna, totalizando 3.537 óbitos por Covid-19 no Amazonas. É importante salientar que os novos critérios de encerramento de óbitos por Covid-19 elevam os dados gerais, mas não refletem o momento atual, pois tratam-se de óbitos em investigação que ocorreram no pico da pandemia e que agora, serão incluídos na contagem geral do Amazonas.
Entre os óbitos que ocorreram de abril a junho, durante o pico da pandemia do novo coronavírus, 177 foram investigados e 148 foram reclassificados para Covid-19 até esta quarta-feira (19/08), aumentando o número geral de mortes pela doença.
Além disso, desde segunda-feira (17/08), a FVS-AM inclui, na edição do Boletim Diário, os gráficos detalhados dos últimos quinze dias dos principais indicadores, tais como: hospitalizações, casos confirmados, óbitos das últimas 24 horas e diagnósticos por exame RT-PCR ou teste rápido, que demonstram o cenário atual da pandemia no estado.
Recuperados – Na edição nº 139 do Boletim Diário Covid-19, a FVS-AM confirma mais 711 casos da doença no Amazonas, nesta edição do boletim, fazendo o total de infectados chegar a 113.580. Além disso, mais 627 amazonenses, nas últimas 24 horas, chegando a 96.369, o que representa 84% dos casos confirmados da doença.
Destes, 56 são casos novos que foram confirmados por exame de biologia molecular RT-PCR, que identifica o vírus no organismo e detecta casos novos agudos entre o terceiro e o sexto dia de sintomas, período de transmissão da doença. Os outros 655 foram confirmados por testes rápidos que detectam os anticorpos, com data de oito a 60 dias ou mais das primeiras manifestações da Covid-19.
Conforme o boletim, foram confirmados nove óbitos por Covid-19 ocorridos nas últimas 24 horas, elevando para 3.533 o total de mortes. Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, nesta terça-feira (18/08), foram registrados 32 sepultamentos e cinco óbitos em domicílio, sendo quatro por Covid-19.
O boletim aponta ainda que 13.686 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas, o que corresponde a 16% dos casos confirmados ativos.
Internações – Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 165 pacientes internados, sendo 107 em leitos clínicos (12 na rede privada e 95 na rede pública) e 58 em UTI (22 na rede privada e 36 na rede pública).
Há ainda outros 67 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 45 estão em leitos clínicos (21 na rede privada e 24 na rede pública) e 22 estão em UTI (14 na rede privada e oito na rede pública).
Ocupação de leitos – Conforme os números consolidados pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), nesta terça-feira (18/08), a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid era de 24,4%. Em relação aos leitos clínicos Covid, a taxa de ocupação estava em 26,4%.
Notificação – A consolidação dos casos notificados no Amazonas é realizada pela FVS-AM a partir de informações obtidas em três sistemas: e-SUS Notifica, Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) e o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), até às 10h de cada dia. Em Manaus, foram notificados 119.489 casos, enquanto no interior do estado, o número chega a 152.837.
As notificações são realizadas pelas vigilâncias epidemiológicas dos municípios, por meio de sistema de informação de saúde, e repassadas para a FVS-AM, que consolida os dados. Os casos notificados são confirmados ou descartados, futuramente, por exame laboratorial ou testes rápidos.
Nesta edição, cinco municípios não atualizaram o sistema de informação para consolidação dos dados do boletim, são eles: Apuí, Carauari, Manicoré, Maués e São Paulo de Olivença.