Usando a tribuna virtual na manhã desta terça-feira (25), o deputado estadual Cabo Maciel (PL), membro da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), solicitou intervenção urgente do Governo do Estado para atender a população do Rio Arari, no município de Itacoatiara (a 265 km de Manaus).
De acordo com Cabo Maciel, a falta de compromisso e a inércia do Poder público municipal deixou em completo abandono os moradores das comunidades Primavera, Floresta, Rio Negro, Rosental, Mutuca, Natharia, Boa Vista, Mucauá, Tiradentes, Pé Grande e São Raimundo, todas situadas no alto Rio Arari.
Na área da saúde a situação é mais grave, não existe uma ambulancha nem combustível para facilitar o deslocamento dos moradores vítimas de picada de cobra, corte de terçado, motosserra ou outro tipo de acidente. Na maioria dos casos, são os próprios comunitários que mutuamente se ajudam para conduzir a vítima até o Hospital Regional José Mendes, em Itacoatiara.
A maioria das comunidades não possuem poços artesianos, sendo obrigados a captar água do Rio Solimões que fica distante da maioria das comunidades. Situação idêntica acontece com os professores que são acolhidos pelos moradores, porque não possuem casa para morar.