A implantação de placas com QR Code nos postes de iluminação pública de Manaus, permitindo acesso direto ao canal oficial de atendimento da ManausLuz, foi um dos principais temas discutidos durante reunião de alinhamento realizada, nesta semana, na sede da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), no bairro Aleixo. A proposta, encaminhada pela agência reguladora à concessionária, tem como objetivo agilizar o reporte de falhas, otimizar os serviços de manutenção e ampliar a eficiência e a transparência do serviço de iluminação pública na capital.
O diretor-presidente da Ageman, Ebenezer Bezerra, destacou que a utilização da tecnologia pode aproximar ainda mais a população dos serviços públicos. “A proposta do QR Code nos postes é uma solução simples, mas que pode trazer ganhos significativos para a população e para a gestão do serviço. Nossa intenção é facilitar o acesso dos usuários aos canais de atendimento e tornar mais ágil a identificação e a resolução das ocorrências registradas”, afirmou.
O diretor-executivo de Regulação e Fiscalização dos Serviços de Iluminação Pública da Ageman, Everaldo Leal, ressaltou que a medida está alinhada ao processo de modernização da gestão da iluminação pública.
“Estamos avaliando ferramentas que permitam maior rastreabilidade das demandas e mais rapidez na comunicação entre o cidadão e a concessionária. A implantação do QR Code pode representar um avanço importante nesse processo, além de contribuir para uma atuação mais eficiente das equipes de manutenção”, explicou.
Representando a Manaus Luz, o gerente de Contrato, Carlos Mestrinho, afirmou que a concessionária está analisando tecnicamente a proposta apresentada pela agência reguladora.
“Recebemos a sugestão com bastante interesse e vamos avaliar sua viabilidade operacional. Toda iniciativa que contribua para aprimorar o relacionamento com os usuários e tornar os processos mais eficientes merece atenção e estudo por parte da concessionária”, destacou.
Durante a reunião, também foram debatidas possibilidades de melhorias na iluminação das faixas de pedestres e também nas passarelas, equipamentos urbanos estratégicos para a segurança viária e da população.
Nos próximos dias, uma nova reunião com a presença de representantes da Unidade Gestora Municipal de Abastecimento de Energia Elétrica, da Prefeitura de Manaus, vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura (UGPM Energia/Seminf) definirá um planejamento para as próximas ações.
Fonte: Ageman
Foto: Tereza Teófilo


