O PODEMOS realiza convenção nesta quarta-feira (16) e anuncia oficialmente o nome do candidato do partido que irá disputar a Prefeitura de Manaus, na eleição deste ano. Na convenção serão também homologados os nomes dos candidatos a vereadores.
Filiado ao partido, o ex-governador Amazonino Mendes tem liderado todas as pesquisas de intenção de votos para prefeito de Manaus, registradas na Justiça Eleitoral, inclusive nas simulações de segundo turno.
Sobre a convenção, a Comissão Executiva Municipal do PODEMOS informa que obedecerá protocolo de segurança contra a transmissão da Covid-19. Por isso, será permitida apenas a entrada dos convencionais para o voto, com regras de distanciamento e sem aglomerações. O evento será das 9h às 17h, na sede do partido, na Rua dos Banibas, nº 2, Conjunto Parque Tropical, Bairro Parque 10 de Novembro.
Além da escolha dos candidatos a cargos eletivos para eleição majoritária e proporcional, os convencionais vão deliberar também sobre o sorteio dos números dos candidatos.
Na liderança das pesquisas para prefeito de Manaus, Amazonino Mendes já foi prefeito três vezes e cumpriu quatro mandatos como governador. Também exerceu o cargo de senador da República.
Realizações
Entre as realizações das suas administrações estão as construções dos principais hospitais de Manaus e da estrutura que mantém a rede pública de saúde do estado. Dentre as unidades construídas estão os hospitais Francisca Mendes, Pronto-Socorro Dr João Lúcio, Joãozinho, os Prontos-Socorros da Criança da Zona Oeste e Zona Sul, o Instituto da Criança, as maternidades Galileia e Nazira Daou, Ana Braga (inaugurada na administração que lhe sucedeu), as Centrais de Medicamentos do Amazonas e do Município, as policlínicas, os Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (CAIMIs) e às Crianças (CAICs).
Também implantou as Casonas da Saúde, as Carretas da Mulher, as Carretas Odontológicas, Carretas da Saúde e SOS Vida, além de ter reestruturado o Serviço Móvel de Urgência (SAMU).
A maioria das escolas de Manaus também foi construída nas gestões de Amazonino Mendes, assim como a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), hoje uma das maiores do Brasil. Na área social, implantou as Farmácias Gratuitas e os programas Leite do Meu Filho e Bolsa
Universidade.
Em sua gestão foi criada a primeira Delegacia Especializada de Crimes Contra a Mulher, no estado, em 1987. E na sua última administração como governador, os índices de violência reduziram no Estado, segundo o Atlas de Violência 2020.
O Complexo da Ponta Negra, com praia permanente, foi idealizado e executado em gestão de Amazonino, transformando o cartão postal da cidade em uma área de lazer que pode ser frequentada em qualquer período do ano. Antes, quando o rio subia, a praia desaparecia.
Na área de cultura, na gestões de Amazonino foram criados todos os corpos artísticos do Amazonas existentes até hoje, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento das artes em Manaus: Orquestra Filarmônica, Coral do Amazonas, Corpo de Dança; Orquestra de Violões do Amazonas; Amazonas Band; Balé Folclórico do Amazonas; e Orquestra de Câmara do Amazonas. Só o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro já capacitou centenas de jovens, em cursos gratuitos de música, dança, teatro, artes plásticas e cinema, além de formação técnica.