Marcado para acontecer neste sábado (21), no UFC Apex, em Las Vegas, nos Estados Unidos, o UFC 255 será de extrema importância para o MMA brasileiro. Isso porque, na luta principal, Deiveson Figueiredo, atual campeão peso-mosca da organização, vai fazer sua primeira defesa de título, em duelo diante do americano Alex Perez. No co-main event, Jennifer Maia terá uma missão difícil, mas ao mesmo tempo histórica: “destronar” Valentina Shevchenko, atual detentora do cinturão peso-mosca feminino. Em caso de triunfo a curitibana vai se tornar a primeira atleta brasileira campeã na divisão dos 57kg no Ultimate.
Além disso, outros dois brasileiros e também lutadores de Curitiba vão entrar em ação nesta noite. Lenda do MMA, Maurício Shogun, já em reta final de carreira, vai fazer revanche contra o escocês Paul Craig, enquanto no card preliminar, a embalada Ariane Lipski vai medir forças diante Antonina Shevchenko, irmã da campeã peso-mosca Valentina Shevchenko.
Deiveson Figueiredo faz sua primeira defesa de cinturão
O atual campeão peso-mosca Deiveson Figueiredo (19-1-0) defende o seu título pela primeira vez desde que o conquistou de forma impecável em julho, com uma finalização sobre Joseph Benavidez. Com 19 vitórias e apenas uma derrota na carreira, o paraense de Soure – que deixou a Ilha de Marajó e foi para Belém atrás dos seus sonhos – chega para a luta deste sábado ainda mais preparado. Seu adversário será Alex Perez, quarto entre os moscas. O americano vem de uma sequência de três vitórias – a última sobre Jussier Formiga, em junho, e é o primeiro atleta contratado pelo reality show Dana White’s Contender Series a disputar um cinturão.
“Muitas coisas mudaram (depois de conquistar o cinturão peso-mosca). Eu consegui aumentar minha equipe, contratar alguns treinadores, estou montando um novo centro de treinamento. Meus treinos aumentaram e melhoraram. Hoje eu consigo ser um profissional completo. Um atleta que treina, vai para casa, se alimenta bem e descansa. Eu sou o dono dessa categoria. Eu entro para dar show e sinto que cheguei para trazer um novo gás para a divisão. A minha luta neste sábado vai provar isso novamente. Vou mostrar que o peso-mosca merece estar sempre em destaque na organização”, disse o brasileiro, que vem de quatro vitórias consecutivas no UFC.
Jennifer Maia vai em busca de vitória histórica contra Valentina
A paranaense Jennifer Maia (18-6-1) vai tentar fazer história em Las Vegas e tirar o cinturão da atual campeã peso-mosca, Valentina Shevchenko (19-3-0). Número três na categoria, Jennifer conquistou a vaga de desafiante ao título depois de finalizar Joanne Calderwood com uma bela chave de braço, no primeiro round, em agosto. Antes disso, a brasileira já somava vitórias sobre nomes como Roxanne Modafferi e Alexis Davis. A quirguistanesa Shevchenko, por sua vez, vai para a quarta defesa do seu título peso-mosca. Considerada uma das campeãs mais dominantes do UFC, ‘Bullet’ venceu de forma incontestável as suas três oponentes anteriores: Jessica Eye, Liz Carmouche e Katlyn Chookagian.
“É difícil comparar esse momento tão especial com qualquer outro da minha carreira. Eu sonho com esse dia desde que entrei no UFC. É uma conquista enorme. Ainda não sou capaz de expressar como vou me sentir se me tornar campeã. Acredito que será um sentimento inexplicável. Foi uma preparação mais especial por ser uma luta pelo título e pelo nível da Valentina Shevchenko. Eu acrescentei treinos específicos em todas as áreas para me sentir bem preparada na hora da luta. Também alterei algumas coisas no meu treinamento para fazer o corte de peso com tranquilidade e sem sofrimento”, explicou a brasileira.
CARD COMPLETO:
UFC 255
UFC Apex, em Las Vegas (EUA)
Sábado, 21 de novembro de 2020
Card principal (0h, horário de Brasília)
Peso-mosca: Deiveson Figueiredo x Alex Perez
Peso-mosca: Valentina Shevchenko x Jennifer Maia
Peso-meio-médio: Mike Perry x Tim Means
Peso-mosca: Katlyn Chookagian x Cynthia Calvillo
Peso-meio-pesado: Maurício Shogun x Paul Craig
Card preliminar (20h30, horário de Brasília)
Peso-mosca: Brandon Moreno x Brandon Royval
Peso-mosca: Antonina Shevchenko x Ariane Lipski
Peso-meio-médio: Alan Jouban x Jared Gooden
Peso-pesado: Kyle Daukaus x Dustin Stoltzfus
Peso-meio-médio: Nicolas Dalby x Daniel Rodriguez
Peso-médio: Joaquin Buckley x Jordan Wright
Peso-meio-médio: Louis Cosce x Sasha Palatnikov
FONTE: TATAME