A Operação Vetus, de combate à crimes de violência contra idosos, deflagrada na manhã desta sexta-feira (4), cumpre 50 diligências investigativas domiciliares e duas medidas cautelares, em Manaus. A ação ocorre, também, em outros estados do país.
A ação foi deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em razão do aumento de denúncias de abuso registradas durante o período da pandemia do novo coronavírus, pelo Disque 100, e acontece, além do Amazonas, em outros 25 estados e no Distrito Federal.
No estado, a operação é coordenada pela Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI) e conta com o apoio das equipes da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), Delegacia Especializada de Apurações de Atos Infracionais (Deaai) e Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Cibernéticos (Dercc).
De acordo com a Polícia Civil do Amazonas, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) também participa da ação. Ainda de acordo com a PC, a operação teve início no dia 1º de outubro de 2020.
Desde então, os agentes já apuraram 500 denúncias por meio de diligências investigativas domiciliares, que culminaram com a instauração de 203 procedimentos investigativos, com atendimento de mais de 655 pessoas idosas vítimas de violência e a prisão de 12 agressores em todo o estado.
FONTE: G1AMAZONAS