Com apenas o Campeonato Brasileiro para disputar, o Flamengo segue firme na briga pelo título da competição. Na tarde deste sábado, a equipe de Rogério Ceni venceu o clássico diante do Botafogo, no Estádio Nílton Santos, por 1 a 0, graças a um gol de Éverton Ribeiro, na segunda etapa, e foi aos 42 pontos, ocupando a terceira colocação.
Por outro lado, o Botafogo vive um drama. A equipe, comandada agora por Eduardo Barroca, segue afundada na zona de rebaixamento, na penúltima colocação, com 20 pontos ganhos. São apenas três vitórias em 23 partidas disputadas na competição nacional.
Mesmo em situação delicada, foi o Botafogo quem tomou as rédeas da partida no início. Pedro Raul teve boa chance, que parou em Diego Alves. Porém, passada a pressão inicial, o Flamengo passou a explorar a velocidade de Bruno Henrique, que por pouco não marcou em lance cara a cara com Cavalieri.
A partir daí, o Flamengo passou a dominar a partida e chegou a ter 71% de posse de bola nos primeiros 45 minutos. Mesmo com o amplo domínio do time visitante, as chances reais de gol foram escassas.
Mas, no segundo tempo, não houve como o Botafogo segurar mais. Em lance individual pelo lado direito, Gérson rolou para Éverton Ribeiro colocar no canto e sair para o abraço.
Mesmo com o gol marcado, o Flamengo seguiu mandando na partida. O Botafogo pouco pôde fazer mesmo com as mexidas do técnico Barroca. Rogério Ceni adiantou as linhas de marcação e não deixou o time da casa com saída para criar, dependendo de lançamentos longos, facilmente neutralizados pela defesa flamenguista.
Aos 40 minutos do segundo tempo, Victor Luís acertou forte carrinho sem bola no meio-campo e recebeu o cartão vermelho direto, deixando o Botafogo com dez homens em campo. Consciente da necessidade do empate, o Alvinegro se lançou todo para frente e prejudicou o Flamengo.
Lucas Campos foi lançado e sairia cara a cara com o goleiro, mas foi derrubado por Gustavo Henrique, que recebeu o vermelho direto e foi para i chuveiro mais cedo.