Santos e Grêmio se enfrentaram nesta quarta-feira (16), na Vila Belmiro, pelo jogo de volta das quartas de final da Conmebol Libertadores. O Peixe não tomou conhecimento do Tricolor, que esteve presente nas últimas três semifinais da competição, venceu por 4 a 1 e avançou à próxima fase. Agora, os comandados por Cuca irão enfrentar Boca Juniors ou Racing.
O Santos começou a partida com um gol relâmpago. Aos 12 segundos, Kaio Jorge aproveitou falha na saída de jogo do Grêmio, driblou Vanderlei e abriu o placar.
Aos dois minutos, quase o segundo. Marinho arriscou e obrigou Vanderlei a fazer boa defesa. Na sequência, a zaga afastou.
O Grêmio quase empatou aos seis minutos. Jean Pyerre acertou a trave de John.
O segundo do Peixe veio aos 15 minutos. Lucar Braga ganhou na velocidade de Orejuela, que acabou sentindo e parou no meio do caminho. Na sequência, o atacante cruzou e Marinho encheu o pé de primeira para estufar as redes.
A pressão dos comandados por Cuca continuou. Aos 26, após cobrança de lateral na área, Kaio Jorge quase marcou de cabeça, Na sobra, Jobson finalizou por cima.
O Grêmio só voltou a chegar com perigo aos 30 minutos. Matheus Henrique tabelou com Pepê e finalizou. John fez bela defesa.
O Santos voltou com o mesmo gás do primeiro tempo para a etapa final. Aos oito minutos, o terceiro.
Sandy recebeu de Marinho, ajeitou e bateu. Vanderlei espalmou para a linha de fundo. Após cobrança de escanteio de Marinho, Madson desviou na primeira trave, Kaio Jorge completou para o gol. A bola pegou no travessão, quicou fora do gol, mas fez um efetio e entrou na meta gremista.
O Grêmio quase diminuiu aos 31. Mas John fez uma defesa espetacular na Vila Belmiro. David Braz cobrou falta e o goleiro do Santos foi buscar a bola no ângulo.
Em seguida, na cobrança de escanteio, Diego Souza testou para baixo e a bola passou com perigo por cima da meta do Santos.
O gol de honra do Grêmio veio aos 36. Pinares pela linha de fundo, acionou Ferreira, que cruzou e Thaciano completou para dentro as redes.
Mas, a comemoração durou pouco. Aos 37, Vanderlei operou um milagre em finalização de Wagner Leonardo. Em seguida, Jean Mota cruzou, Laércio, que havia acabado de entrar, cabeceou, o goleiro do Grêmio chegou a defender, mas a bola já havia entrado.