Duas toneladas de pescado ilegal foram apreendidas em uma embarcação que estava vindo do município de Tefé para a capital Manaus. Um home foi detido e encaminhado ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro Praça 14, zona Sul de Manaus.
A apreensão da carga foi feita por por policias do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), que receberam uma denúncia de que havia uma embarcação que chegaria em Manaus e estava carregada de peixes. Entre os peixes que foram apreendidos, estão: o pirarucu e o tambaqui, que têm alto valor comercial, entre outras espécies.
No momento da apreensão, o barco atracava no Porto Rodway de Manaus, no Centro. O dono da embarcação não foi preso, apenas o responsável pela carga. Ele não foi identificado e ficará à disposição da Justiça.
A Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema) dará prosseguimento as investigações.
Defeso
Vale ressaltar que desde o ultimo dia 15 de novembro a pesca de algumas espécies é proibida no Amazonas, por conta do período de defeso, quando os peixes se reproduzem nos rios amazônicos. O defeso vai até o dia 15 de março de 2021.
O tambaqui já está no período do defeso desde o dia 1º de outubro. Já o pirarucu tem a pesca proibida durante o ano todo, só podendo ser feita em áreas determinadas pelo Ibama.
Outras espécies que também estão no período de defeso, são: aruanã, caparari, mapará, matrinxã, pacu, pirapitinga, sardinha e surubim.