Em reunião semipresencial na manhã desta quinta-feira (14/01) com os prefeitos da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que representa cidades acima de 80 mil habitantes, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a vacinação da COVID-19 pode começar na próxima quarta-feira (20/01), a partir das 10h.
Manaus e todo o Estado do Amazonas estão incluídos no calendário da imunização.
O início da imunização, contudo, depende de um aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que vai ser dado no domingo (17/01).
As informações foram divulgadas por Gean Loureiro (DEM), prefeito de Florianópolis, que participou do encontro de forma remota. Também fez parte da reunão Alexandre Kalil (PSD), chefe do Executivo belo-horizontino. Um dos poucos que estiveram presencialmente foi Jonas Donizette (PSB), prefeito de Campinas e presidente da FNP.
Ainda segundo Loureiro, na próxima segunda-feira (18/01), duas milhões de doses da vacina de Oxford, na Inglaterra, produzida pela AstraZeneca, serão recebidas no Brasil. Há outras seis milhões da CoronaVac, produzida no Brasil, em parceria com o Instituto Butantan.
A vacinação depende do aval da Anvisa. Na última terça-feira (12/01), a Anvisa divulgou que se reunirá no domingo (17/01) pela autorização do uso emergencial das vacinas que estão sob análise do órgão. O último dia de avaliação dos pedidos de análise dos imunizantes é na próxima segunda-feira (18/01).