Com o objetivo de alcançar os idosos de 70 anos ou mais ainda não vacinados contra a Covid-19, a Prefeitura de Manaus vai realizar neste sábado, 20/2, uma grande mobilização de busca ativa na zona Sul da capital. Idosos residentes na região serão visitados por agentes comunitários da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e orientados a receber a vacina em um dos 12 postos montados em unidades básicas, policlínicas e clínicas da família vinculadas ao Distrito de Saúde Sul.
“Estamos mobilizando uma grande equipe de vacinadores, registradores, técnicos e pessoal de apoio para levar a vacina mais perto daquele idoso que, por algum, motivo, ainda não conseguiu ir até um dos postos de vacinação e que precisa ser imunizado para estar protegido contra o novo coronavírus”, informou o prefeito David Almeida. De acordo com ele, a ação tem o objetivo de acelerar o fechamento da etapa atual da campanha municipal de imunização contra a Covid-19, que se encontra na fase de encerramento e já vacinou mais de 110 mil pessoas na capital.
David Almeida salientou que a nova estratégia foi definida levando em conta o movimento nos postos de vacinação, a hipótese de dificuldade de deslocamento dos idosos ainda não vacinados e o quantitativo dos que têm acima de 70 anos e ainda precisam receber a primeira dose de acordo com as metas de imunização. “Com isso, vamos ampliar a capacidade de atendimento em todas as zonas geográficas da cidade, ao longo da próxima semana, otimizando os recursos envolvidos na vacinação e tornando mais ágil e efetivo o atendimento aos idosos remanescentes”.
De acordo com a Semsa, a meta é vacinar, nesta etapa, 90% da população idosa de 70 anos ou mais, o que representa 62,9 mil pessoas. Dessas, 57,5 mil já foram vacinadas desde o início da campanha para esse grupo prioritário, no dia 29 de janeiro. “Temos agora o desafio de vacinar a população restante, que soma aproximadamente 5 mil pessoas”, observa a secretária municipal de Saúde em exercício, Aline Rosa Martins.
Unidades
Os 12 pontos de vacinação definidos para a zona Sul irão funcionar neste sábado e na próxima segunda-feira, das 9h às 16h. Para receber a vacina, o idoso deve ter 70 anos completos ou mais e apresentar documento de identidade original com foto, além do CPF. Só não devem ser vacinados aqueles que estiverem com sintomas gripais e ou com qualquer outra doença na fase aguda. A orientação é de que aguardem a plena recuperação e, nos casos de suspeita ou confirmação de Covid-19, só sejam vacinados 30 dias após o início dos sintomas.
A estratégia tem início na zona Sul, onde a busca ativa será realizada neste sábado e na próxima segunda-feira, 22/2, no entanto, as outras regiões serão contempladas em um calendário que segue até o dia 1º de março. Nas próximas terça e quarta-feira, dias 23 e 24 de fevereiro, a ação estará concentrada nos bairros da zona Leste; na quinta e sexta-feira, dias 25 e 26, na zona Oeste; no sábado, dia 27; e na segunda 1° de março, na zona Norte.
Além dos idosos que serão incentivados a buscar um posto de atendimento próximo de casa para se vacinar, a Semsa segue com a equipe de vacinadores levando a vacina aos acamados da mesma faixa etária.
Postos tradicionais
Aline Martins informa que a nova estratégia de busca ativa concentrada em zonas geográficas da cidade altera parte da programação de atendimento tradicional. Dos nove postos, quatro continuarão funcionando de segunda a sábado, das 9h às 16h, sendo um por zona, (Centro Cultural Povos da Amazônia, na zona Sul; Clube do Trabalhador Sesi, na zona Leste; Complexo do Detran, na zona Norte; e Balneário do Sesc, na zona Oeste.
“Nestes, continuam a ser atendidos os idosos e os trabalhadores da saúde, para primeira e segunda dose, e os outros postos deixam de funcionar temporariamente para que os recursos humanos e materiais possam ser deslocados para os bairros, facilitando a adesão dos idosos à campanha”, orienta a secretária.
Postos de Vacinação abertos neste sábado para vacinação exclusiva de idosos
Horário – 9h às 16h
UBS Nilton Lins – Avenida Professor Nilton Lins, nº 2.344 – Flores
Policlínica Castelo Branco – Rua do Comércio, s/nº – Parque 10
UBS Vicente Palocci – Avenida Apurinã, nº 259 – Praça 14 de Janeiro
UBS Santa Luzia – Rua Leopoldo Neves, s/nº – Santa Luzia
UBS Lúcio Flávio Vasconcelos Dias – Travessa Comandante Ferraz, nº 15 – Betânia
Clínica da Família Doutor Antônio Reis – Rua São Lázaro, s/nº – São Lázaro
UBS Frank Calderon – Rua Boa Esperança, s/nº – Crespo
UBS São Francisco – Rua Rodolfo Vale, s/nº – São Francisco
UBS Petrópolis – Rua Delfim de Souza, s/nº – Petrópolis
UBS Japiim – Travessa Sauim, nº 70, Conjunto 31 de Março – Japiim
UBS Megumo Kado – Rua Inocêncio Araújo, nº 51 – Educandos
Clube de Mães do Morro da Liberdade, próximo à UBS – Rua D. Mimi, s/nº – Morro da Liberdade
Postos de Vacinação abertos de segunda a sábado para idosos e trabalhadores da saúde
Horário – 9h às 16h
Zona Norte
Complexo de Treinamento de Direção Veicular do Detran – AM
Avenida Arquiteto José Henriques Rodrigues, 962 – Colônia Terra Nova.
Zona Sul
Centro Cultural dos Povos da Amazônia
Avenida Silves, 2.222- Crespo
Zona Leste
SESI – Clube do Trabalhador
Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – São José I
Zona Oeste
Balneário do Sesc
Avenida Constantinopla, 288 – Alvorada
— — —
Texto – Andréa Arruda / Semsa
Fotos – Valdo Leão / Arquivo Semcom