Foto: Divulgação/Secom
Marcellus Campêlo, no entanto, não especificou quando o certame pode acontecer: se este ano ou em 2022
Em nota distribuída à imprensa nesta quinta-feira, 4, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) aponta para a realização de um concurso público para a contratação de profissionais da área em um futuro breve. Apesar de afirmar a necessidade de expansão de novos quadros, o titular da pasta, Marcellus Campêlo, não soube dizer quando, de fato, o concurso público irá acontecer: se ainda este ano ou em 2022.
De acordo com levantamento da SES, o aumento de atendimento na rede de assistência em Manaus, com o recrudescimento das infecções pelo novo coronavírus no Amazonas, possibilitou a ampliação de Recursos Humanos da secretaria em mais de 2 mil profissionais.
Em cinco meses, ressalta Campêlo, a SES contratou 2.089 profissionais de saúde desde a implantação do Plano Executivo de Contingência Estadual para o Recrudescimento da Infecção Humana pelo Novo Coronavírus, em outubro do ano passado.
“Fortalecemos, assim, nossa rede de atendimento para o combate à pandemia nas diversas áreas, desde assistente social, enfermeiros, farmacêuticos, até médicos intensivistas. É um grande reforço na rede”, destaca o secretário.
Estes 2.089 profissionais foram contratados de forma temporária, com contratos valendo por 90 dias, e se somam aos 14.914 que já integram a rede da SES-AM, totalizando 17.003 mil profissionais, na capital e interior, segundo nota da secretaria.
O eventual concurso público, explica o chefe do do Departamento de Recursos Humanos (DGRH) da SES-AM, Mário Ernani Mendonça, vai ser possível após a expansão dos leitos, legado que vai ficar nas unidades hospitalares por conta da pandemia da Covid. “Consequentemente, haverá a necessidade de ampliar o RH da SES-AM em definitivo”, explica Mário.
E, diante deste cenário, o RH da secretária já trabalha em um levantamento de impacto financeiro e da necessidade para eventual contratação, pós-pandemia. “Confirmada essa necessidade, as contratações devem ser por meio de concurso, como determina a legislação”, reforçou Mário Mendonça.
Profissionais contratados até o último dia 1º
Assistente social: 34
Enfermeiro: 503
Farmacêutico: 55
Fisioterapeuta: 237
Médico Clínico: 55
Médico Intensivista: 16
Psicólogo: 75
Nutricionista: 33
Técnico de Enfermagem: 1.081