O Grêmio estreou na Conmebol Libertadores 2021 com goleada. Jogando em casa, pela primeira partida da segunda fase do torneio, o Tricolor fez 6 a 1 no Ayacucho, do Peru, e encaminhou classificação.
Os gols do clube gaúcho foram marcados por David Braz, Ferreira, Diego Souza, três vezes, e Guilherme Azevedo. Quina descontou para os peruanos.
A partida de volta será realizada na próxima terça-feira (16), às 21h30, no Estádio Olímpico de Atahualpa, no Equador. O clube gaúcho pode perder por até quatro gols de diferença que se classifica para pegar o vencedor de Unión Española ou Independiente del Valle.
O Grêmio abriu o placar aos três minutos. Pinares recebeu, tocou na saída do goleiro e David Braz só teve o trabalho de empurrar para as redes.
Aos 27, Ferreira aumentou. O atacante recebeu de Pinares, ficou cara a cara, driblou o goleiro e empurrou para as redes.
Quatro minutos depois, pênalti para o Tricolor. Na cobrança, Diego Souza fez o terceiro.
O artilheiro faria seu segundo na partida aos 40. Após tentativa de pivô, o atacante ficou com a bola, avançou e bateu.
O Ayacucho fez o de honra aos 27 minutos da etapa final. Após escanteio, Vanderlei saiu mal e deixou a bola no pé de Quina, que marcou.
O quinto veio aos 33. Guilherme Azevedo ficou com sobra na área e bateu no cantinho para ampliar. Mas, não parava por aí. Diego Souza marcaria o hat-trick.
Aos 40, o artilheiro, em contra-ataque, passou no meio de três e deu um belo toque na saída do goleiro para fechar o placar.