A Prefeitura de Manaus começa a vacinar, terça-feira (6), as pessoas de 45 a 49 anos com comorbidades como com diabetes mellitus, obesidade mórbida (IMC > 40) e cardiopatias.Anúncios
Para essa faixa etária, de 45 a 49 anos, o Imuniza já registrou mais de 6 mil cadastros.
O subsecretário de Gestão da Saúde da Semsa, Djalma Coelho, informou que esse grupo já começou a ser agendado e a vacinação deve começar, após o repasse, pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), de duas novas remessas de vacina, previsto para amanhã (5).
Djalma ressaltou que o Imuniza segue aberto para novos cadastros, mas que o agendamento é feito apenas para os que declararam ter diabetes, obesidade ou alguma das cardiopatias listadas.
Alerta
Ele alertou que, mesmo com agendamento confirmado, só terá direito à vacina o usuário que comprovar ser portador das doenças informadas no cadastro.
Segundo o subsecretário, já houve usuário que informou uma doença no Imuniza e foi ao posto de vacinação com laudo de outra, não contemplada no momento.
“Nesse caso, a vacina não é aplicada. A comprovação é obrigatória e visa garantir justiça e transparência na aplicação dos critérios de prioridade”, explicou.