O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou revitalizada, após ataque, a Unidade Básica de Saúde (UBS) O-10, na avenida V, s/nº, bairro Nova Esperança, zona Centro-Oeste. A ação aconteceu nesta quinta-feira, 10/6, quatro dias após criminosos incendiarem, na madrugada do último domingo, 6/6, parte da estrutura e interior do prédio.
“Estou aqui vistoriando a obra realizada, mas o nosso trabalho é fazer e entregar à população. Não sou de ‘cortar fita’, quero poder colocar à disposição da população, da mesma forma como fiz na entrega das duas primeiras escolas da minha gestão. São respostas rápidas para tornar os serviços públicos cada vez mais eficientes”, enfatizou o prefeito.
Foram realizadas trocas de forro e telhado, serviços de jardinagem, substituição de equipamentos hospitalares e mobiliários danificados e pintura externa.
O local foi um dos atacados no último domingo, assim como a rotatória Umberto Calderaro, conhecida como “bola das Letras”, entregue reformada na segunda-feira, 7/6, um dia depois dos atos violentos, e o Distrito de Obras Oeste, da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que está em fase de revitalização e deverá estar pronta na próxima semana.
“O maior prejuízo que nós tivemos foi em relação a prestação de serviços. Foram quatro dias sem atender na UBS, quatro dias sem distrito de obras. São prejuízos imensos para a população que ficou desassistida nesse tempo”, explicou Almeida.
UBS O-10
A UBS O-10 é vinculada administrativamente à clínica da família Dr. Raimundo Franco de Sá, do Distrito de Saúde Oeste, sendo de porte 1-B, com uma equipe de Saúde da Família composta por um médico, uma enfermeira, uma cirurgiã-dentista, uma técnica de saúde bucal, dois técnicos em enfermagem, seis agentes comunitários de saúde e um auxiliar de serviços gerais.
Na carteira de serviços da ESF O-10 constam acolhimento com escuta qualificada para avaliação de risco, consultas médicas, de enfermagem e de odontologia; assistência ao pré-natal, inclusive com pré-natal do parceiro; assistência ao puerpério; planejamento familiar; teste rápido de gravidez; e exame preventivo.
O público infantil tem acompanhamento em puericultura e consulta em pediatria. Para os idosos, a unidade oferece avaliação multidimensional. Na área odontológica, são realizadas limpeza, aplicação de flúor, rastreamento de câncer bucal e restaurações.
Para hipertensos e diabéticos é feita a avaliação neuromotora do pé diabético, doppler vascular periférico, aferição de pressão arterial e de glicemia.
A O-10 está equipada com farmácia básica que faz a dispensação de 43 medicamentos do padrão da Atenção Primária.
A unidade também tem sala de vacinas e realiza retirada de pontos; faz curativos simples e de grau 1; testes rápidos de hepatites virais, HIV e sífilis; faz identificação e manejo clínico da tuberculose, ISTs, hanseníase, dengue, zika, chikungunya, síndromes gripais e febre amarela; agendamento no SisReg e atividades de educação em saúde.
A equipe médica faz visitas domiciliares aos pacientes da área de cobertura da unidade.
— — —
Texto – Maryane Maia/ Semcom
Fotos – Ruan Souza / Semcom