O ex-soldado da Polícia Militar do Amazonas Antônio Augusto da Silva Serrão Júnior, de 39 anos, foi preso ontem enquanto caminhava pelo calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro. Ele fugiu para aquela cidade depois de matar com requintes de crueldade o universitário Fábio de Souza Ferreira, em agosto de 2013, quando ainda estava na corporação.
Os dois se desentenderam durante uma festa no bairro da Raiz, na zona Sul. Condenado a 19 anos de prisão por homicídio qualificado, o criminoso passou todo este tempo escondido no morro do Chapéu Mangueira, no Leme, a poucos quilômetros de onde foi localizado.Agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) do Rio de Janeiro chegaram ao amazonense após informações de inteligência, cruzamento de dados e monitoramento. De acordo com a Polícia Civil, o homem foi encontrado a partir da troca de informações entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública, delegacia especializada em capturas do estado do Amazonas e a especializada do Rio.Na época do crime, o universitário foi alvejado na cabeça, nuca e peito.
Quatro dias após o crime, o infrator se apresentou espontaneamente no 3° Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde alegou legítima defesa e foi liberado, por estar fora do flagrante. Na época, a Polícia teve acesso às imagens das câmeras de segurança da festa e viu que a motivação do crime foi torpe.
O ex-policial militar foi preso quando ainda trabalhava na corporação. No período em que esteve recluso, ele conseguiu liberdade por meio de impetração de habeas corpus. Um novo mandado de prisão foi expedido, porém Antônio não foi mais encontrado pelos policiais.