Mais de 1,4 mil (1.426) municípios do Brasil não registraram mortes por Covid-19 na semana do dia 11 até 17 de julho. Os números são da pesquisa semanal realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com 2.826 gestores de cidades brasileiras. Os dados do estudo representam 50,53% do total pesquisado.
Segundo a pesquisa, as referências estão em ascendência, já que, na semana anterior, 1.258 municípios não registraram morte pelo coronavírus.
Perguntados se houve aumento no número de óbitos nos Municípios, 21,6% dos gestores declararam que o quadro se manteve estável, 10,24% indicaram aumento e 16,5% diminuição de mortes pela doença.
A Pesquisa
A Confederação Nacional de Municípios realiza pesquisas diretamente junto aos prefeitos com a periodicidade semanal de modo a acompanhar os temas e os assuntos que mais preocupam os Entes locais. Pretende-se, ainda, informar a sociedade acerca do que está acontecendo no Brasil em relação ao enfrentamento da pandemia.
As pesquisas são realizadas pela própria CNM, por meio de seu call center, que possui contato com os gestores municipais de todo o país. Dessa forma, os resultados apresentados podem se constituir em um bom cenário da situação em todas as regiões do país.
Para saber mais, veja a pesquisa completa aqui.
Cenário epidemiológico do AM
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), por meio do Boletim Diário de Covid-19, edição de nº 472, informa o diagnóstico de 509 novos casos de Covid-19, totalizando 411.894 casos da doença no estado.
Segundo o boletim, foram confirmados seis óbitos por Covid-19, cinco dos quais ocorridos na segunda-feira (19/07) e um encerrado por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 13.449 o total de mortes.
Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, na segunda-feira (19/07), foram registrados seis sepultamentos por Covid-19, sendo cinco em Manaus e um em Iranduba. Os outros 60 municípios não registraram mortes pela doença nas últimas 24h. O boletim acrescenta ainda que 44.884 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas pelas secretarias municipais de saúde, o que corresponde a 10,90% dos casos confirmados ativos.