A creche Magdalena Arce Daou, da Prefeitura de Manaus, localizada no bairro Santa Luzia, zona Sul, entregou nesta quinta-feira, 29/7, um kit com livros da literatura infantil, lápis de cor, tinta guache e guloseimas para as 220 crianças da unidade, do maternal 1, 2 e 3. A ação faz parte da programação do projeto “Quinta Literária”, com o tema: “Leitores de Fraldas no Contexto das Aulas Remotas”.
A diretora da escola, Jucilene Seixas, afirmou que o objetivo principal do projeto é resgatar a leitura, junto com os pais ou responsáveis das crianças, dentro do contexto da temática.
“As professoras construíram vídeos para aproximar as famílias da creche e fomentar essas atividades de leitura entre família e creche, algo muito importante. Nós conseguimos manter as crianças com atividades remotas, no qual nosso projeto foi premiado, ficando entre as 100 melhores práticas do país. A importância de manter esse projeto às quintas-feiras também continua em nosso objetivo principal de manter vínculos com as crianças para estarmos mais próximas”, disse.
Há oito anos na creche, a professora Izanete Alegria Paz afirmou que o trabalho pedagógico do projeto tem uma relevância muito grande.
“A gente escolhe uma estória de literatura infantil, reúne a equipe e prepara o trabalho. Nós mesmos gravamos, somos protagonistas, e postamos esses vídeos nos grupos nas redes sociais. Então, os pais, a partir disso, trabalham em casa com as crianças”, contou.
A doméstica Thiena Jamille do Nascimento Gato, 29, mãe do aluno do maternal 2 Davi Lorezno Gato da Silva, 2, ficou satisfeita com a oportunidade de contribuir com o projeto em casa.
“Essa é uma iniciativa muito boa, porque hoje em dia tem pais que não se interessam de fazer uma leitura para as crianças. Esse projeto incentiva os pais a contar estórias para seus filhos. Acho isso muito bom, porque tem pai que não tem tempo e não tem livros em casa. A gente achou uma iniciativa muito boa mesmo esse contato da creche com as famílias”, comentou.
Atividades
O trabalho pedagógico realizado pelas professoras da creche foi destaque no Prêmio “Educação Infantil: Boas Práticas de Professores durante a pandemia”, pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, e ficou entre as 100 melhores práticas pedagógicas de todo o Brasil. Como prêmio, a creche recebeu o valor de R$ 1 mil, destinado para fomentar práticas de leitura dentro da creche. No total, participaram 707 práticas pedagógicas de escolas públicas e privadas na modalidade de todo o Brasil.
O projeto foi realizado no grupo de WhatsApp de cada turma da escola. As professoras faziam a contação de estórias por dramatização da literatura infantil, gravando vídeos. Esse material era enviado e postado no facebook e Instagram da creche municipal.
A premiação recebida da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal foi destinada para a estruturação da sala de leitura e na compra de material pedagógico.
— — —
Texto – Paulo Rogério / Semed
Fotos – Cleomir Santos / Semed
Disponíveis em – https://bit.ly/2TInfoh