Um diálogo aberto sobre depressão marcou um encontro promovido pela Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), com os servidores do órgão, nesta terça-feira, 28/9, em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.
Dinâmicas marcaram o evento, que contou com a participação do vice-presidente do IMMU, Edson Leda. Ele frisou a importância do diálogo, para prevenir abalos emocionais, e os servidores do órgão acompanharam atentamente as discussões. Alguns relataram experiências pessoais e familiares.
“Às vezes só uma palavra faz toda a diferença, muitas das vezes só um ‘bom-dia’ é capaz de ajudar uma pessoa a sair do sufoco ou da dor, ou ainda, aliviar a tensão. O IMMU faz um bom trabalho em relação ao apoio a seus funcionários e temos só a agradecer a nossa equipe do Serviço Social”, frisou o presidente.
A psicóloga Naradja Varela comandou uma dinâmica com os servidores do órgão e abriu um diálogo sobre depressão.
“Foi uma ótima conversa, que gerou diversos questionamentos e as pessoas acabam compartilhando suas experiências. Percebem que não estão sozinhas diante de um problema e isso ajuda as pessoas a procurarem ajuda. Na verdade, elas percebem que estão ao lado de outras que passam por situação parecida, ou até pior. O que está faltando é um pouco de diálogo. Quando se tem o mínimo de empatia, pode surgir ajuda ao buscar orientação profissional”, destacou.
— — —
Texto – Álisson Castro / IMMU
Foto – Sidney Mendonça / IMMU