Manaus – A Polícia Federal (PF) do Amazonas deflagrou na manhã de quarta-feira (17), a 2º fase da Operação “Sétimo Círculo” com o objetivo de desarticular organização criminosa e reprimir ações voltadas a associação para o tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.
Em uma ação que envolveu policiais federais lotados no Amazonas e na Bahia, foram cumpridos na cidade de Salvador/BA, 1 Mandado de Prisão Temporária e 2 Mandados de Busca e Apreensão em face de A. B. R., vulgo ZAQUEU, principal liderança, até então em liberdade, de organização criminosa atuante na região norte. “Zaqueu” é um dos líderes da chacina de 55 detentos ocorridos nos presídios de Manaus (AM) em maio deste ano.
A chacina foi ordenada em razão de uma briga passional envolvendo as traficantes Shiela Maria Faustino Pereis, mulher do traficante João Branco, e Maria Cléia Fernandes Barbosa, irmã do traficante “Zé Roberto”. As duas mulheres disputavam o amor do traficante “Marcelinho”.
Os mandados foram expedidos por ordem do Juízo da 2a Vara Criminal da Justiça Federal no Amazonas, após deferir representação da Polícia Federal no âmbito de inquérito policial.
Referido indivíduo foi localizado por policiais federais no último domingo (15), em um Shopping da cidade de Salvador/BA, oportunidade em que foi cumprido em seu desfavor um Mandado de Prisão Preventiva, este, expedido pelo Juízo da Vara de Execuções Penais de Manaus/AM.
A investigação:
O Inquérito Policial foi instaurado pela Polícia Federal no Amazonas, atendendo a requisição do Ministro da Justiça e Segurança Pública, após o massacre que vitimou 55 detentos em presídios do Amazonas, ocorrido nos dias 26 e 27 de maio deste ano (2019), e tem por objetivo investigar a atuação