BRASÍLIA. Uma luta de décadas pela reconstrução da BR-319 finalmente se encaminha para a vitória do povo do Amazonas e região Norte. O diretor geral do Dnit, Antônio Leite dos Santos Filho, comunicou ao senador Plínio Valério (PSDB-AM) que no dia 8 de novembro foi publicado no Diário Oficial da União edital de licitação com vistas a contratação de empresa especializada para a elaboração de estudos e projetos básico e executivo de engenharia para a pavimentação e melhoramentos , incluindo obras de arte especiais do “trecho do meio” da Rodovia BR-319/AM no perímetro do quilômetro 250.70 ao quilômetro 656.40 , subdividido em dois trechos de projeto.
O comunicado foi uma resposta a oficio enviado por Plínio Valério a Antônio Leite dos Santos Filho dando integral apoio a decisão do Dnit de antecipar a contratação do projeto executivo e básico, para se adiantar ao processo de licenciamento ambiental já em andamento. As obras de recuperação da BR-319 para por fim ao isolamento de Manaus por terra nunca saíram do papel por conta de entraves na concessão da licença, agora agilizada graças ao empenho do ministro da Infraestrutura , Tarcísio Gomes de Freitas.
_ A relevância dessa ligação da capital amazonense a outros estados, via Porto Velho, não é reconhecida apenas por mim, mas por todos os integrantes da bancada federal do Amazonas. Não há a menor sustentação real nos argumentos que determinados setores usaram no passado, e ainda usam , para barrar essas obras tão significativas para a população da região Norte _ argumentou Plínio no ofício enviado ao Dnit.
Para o senador, foi por conta desse atraso nas obras que se permitiu a virtual destruição da BR-319 em um crime contra o patrimônio do povo Brasileiro. A BR-319 já foi totalmente afastada no passado, mas está hoje intransitável com a degradação do asfalto em um trecho de cerca de 400 quilômetros na metade da rodovia. O isolamento impõe dramáticos sacrifícios tanto para a população, como para o desenvolvimento da economia na região amazônica.
No comunicado enviado a Plínio Valério, o diretor geral do Dnit informou ainda que já se encontra em estudo o anteprojeto de engenharia visando a realização de licitação na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação Integrada para contratação de empresa especializada para elaboração de projeto básico e executivo de engenharia e para execução das obras de implantação e melhoramentos da Rodovia BR-319 nos segmentos do quilômetro 198.20 ao quilômetro 250.00, lote C. A análise está sendo feita pela Diretoria de Planejamento e Pesquisa (DPP) do Denit.
_ A decisão agora tomada pelo Dnit não apenas resgata direitos inalienáveis da população da Amazônia, mas representa um passo importante para retomar a integração nacional _ disse Plínio Valério.