O ex-presidente Donald Trump disse em entrevista que a vacina contra a Covid “é uma das maiores conquistas da humanidade”.
“Esqueça sobre os mandatos [obrigações], as pessoas têm que ter a liberdade delas”, disse Trump à jornalista Candace Owens, do site de direita The Daily Wire.
“Mas ao mesmo tempo a vacina é uma das maiores conquistas da humanidade”, acrescentou Trump. “Nos teríamos tido como em 1917 – lembra da Gripe Espanhola? Matou talvez 100 milhões de pessoas”. O CDC dos EUA estima que a chamada Gripe Espanhola tenha matado “pelo menos” 50 milhões de pessoas.
“Eu bolei uma vacina. Três vacinas. Todas são muito, muito boas”, acrescentou Trump, reivindicando crédito pela invenção das vacinas da Pfizer, da Moderna e da Janssen, do grupo Johnson & Johnson.
Candace Owens interrompeu Trump e disse que mais pessoas morreram de Covid em 2021, com as vacinas e sob o governo Biden, do que em 2020.
Trump respondeu: “A vacina funcionou, mas algumas pessoas não estão tomando. As que estão ficando muito doentes e indo para o hospital são as que não tomam vacina. Mas ainda é escolha delas, e se você tomar a vacina, estará protegido. Olha, os resultados da vacina são muito bons”.
A entrevista foi gravada em meados de dezembro, mas foi ao ar na íntegra apenas nesta terça (21).
Owens disse ao entrevistado não ter tomado a vacina. Trump perguntou se ela teve Covid, e ela disse que não. “Não brinca, estou muito impressionado com você”, disse Trump.
Trump contou no domingo passado (19) ter tomado a dose de reforço ao jornalista Bill O’Reilly, ex-âncora da Fox News. O ex-presidente foi vaiado pela platéia.