O Pré-candidato a presidente, o ex-ministro da justiça Sérgio Moro (Podemos), testou positivo para a Covid-19 e cancelou a agenda por conta da doença. Moro é mais um dos políticos infectados (ou reinfectados) nas ultimas semanas. O Ex-ministro anunciou o diagnóstico pelo Twitter.
Neste sábado (15/01) pela manhã, Moro voltou a usar as redes sociais para confirmar que está bem e agradeceu à ciência os sintomas leves. “Acordei com uma sensação de mal estar, com sintomas leves do Covid. Vai passar. Deus abençoe a ciência e as vacinas, sem elas seria muito pior” escreveu.
Diversos políticos brasileiros também foram diagnosticados com Covid-19 nas últimas semanas.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou em rede social, no fim da noite de terça (11/01), que contraiu a Covid.“Acabo de receber o resultado do teste: positivo para Covid-19. Já estou isolado e assim permanecerei nos próximos dias, seguindo todas as recomendações médicas. Estou bem, sem sintomas e seguirei trabalhando firme pelo RS por meio virtual!”, escreveu.
Outros cinco governadores também anunciaram neste ano terem sido infectados: o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), o do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), do Maranhão, Flávio Dino (PSB), do Pará, Helder Barbalho (MDB), e por último na tarde de sexta-feira (15/01) o governador de Santa Catarina , Carlos Moisés.
Na quarta (12/01), foi anunciado que a ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) também testou positivo para a Covid-19. A informação foi publicada em perfil nas redes sociais da pasta.
Segundo o comunicado, a ministra apresentou sintomas leves da doença. “Ela passa bem e encontra-se em isolamento desde a última semana. A ministra Damares já tomou duas doses da vacina Pfizer contra a Covid-19 e fará novo teste de detecção do vírus depois de cumprir quarentena”, diz o texto.Na sexta (07/01), o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), recebeu diagnóstico da doença. Em nota, o governo estadual afirmou que ele estava bem, sem sintomas e que permaneceria em isolamento em Curitiba.O prefeito do Recife, João Campos (PSB-PE), também está infectado. Essa é a segunda vez que o líder do executivo da capital pernambucana tem a doença. Ele esteve em Fernando de Noronha em viagem a lazer, nos primeiros dias do ano, acompanhado de amigos.Marcelo Freixo(PSB-RJ), deputado, é outro político com Covid. Segundo ele, seus sintomas eram leves após ter tomado três doses da vacina contra o coronavírus.
“Infelizmente testei positivo para a Covid. Mas como tomei as três doses da vacina, estou bem, com sintomas leves. Agora seguirei os protocolos de segurança e permanecerei isolado. Cuidem-se, porque a pandemia não acabou: usem máscara, evitem aglomerações e se vacinem”, afirmou o parlamentar.