Sputnik Brasil
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou que os laboratórios biológicos na Ucrânia ameaçam não apenas a Rússia, como também toda a Europa.
“Os laboratórios biológicos no território ucraniano representam um perigo não apenas à Rússia, como também para toda a Europa. A operação especial russa na Ucrânia visa, entre outras coisas, acabar com esta ameaça”, afirmou o MRE russo.
Recentemente, o Ministério da Defesa da Rússia divulgou publicamente dados, segundo os quais os EUA gastaram mais de US$ 200 milhões (cerca de R$ 1,015 bilhão) no funcionamento de laboratórios biológicos na Ucrânia que participaram do programa biológico-militar americano e, entre outras coisas, trabalhavam com agentes da peste e antraz.
Em 24 de fevereiro, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação militar especial da Rússia na Ucrânia.
Entre os principais objetivos da operação estão a “desmilitarização e desnazificação da Ucrânia” para proteger a população da região de Donbass e para prevenir um ataque contra a Rússia a partir do território da Ucrânia em meio às ações agressivas da OTAN e avanço do bloco para o Leste Europeu.