A polícia de Nova York prendeu na tarde desta quarta-feira (13) Frank James, suspeito de ser o autor do ataque a uma estação de metrô. “Nós o pegamos. Agradeço à polícia”, confirmou o prefeito de Nova York, Eric Adams, em um pronunciamento em vídeo.
Em entrevista coletiva, a comissária de polícia, Keechant Sewell, disse que o suspeito foi detido após uma operação em Manhattan – uma das cinco principais regiões da cidade. Ele estava caminhando em East Village e foi visto por dois agentes.
Ao ser abordado, não se opôs à prisão.
Frank R. James, 62 anos, era considerado a única “pessoa de interesse” do caso por ter locado uma van que pode estar relacionada ao ataque, já que a chave do carro foi encontrada no metrô. No entanto, desde manhã, ele é tratado como o principal “suspeito” da ofensiva, de acordo com Adams.
De acordo com a polícia de Nova York, James corre o risco de passar o resto da vida na prisão, tendo em vista que ele é acusado de terrorismo federal. “Esperamos que essa prisão traga segurança para a população de Nova York”, acrescentou Sewell.
A comissária ainda informou que a prisão foi possível porque uma denúncia anônima foi feita ao serviço policial. Uma recompensa de até R$ 50 mil estava sendo oferecida para quem desse informações sobre o paradeiro do suspeito.
Segundo as autoridades americanas, Frank R. James já foi preso várias vezes no passado. Ao todo, foram “nove prisões anteriores entre 1992 e 1998 em Nova York e três em Nova Jersey”.
“Estamos investigando para entender se Frank James planejou outros ataques”, informou a polícia de NY, reforçando que o principal objetivo era tirá-lo da rua o mais rapidamente possível. “As investigações continuam para descobrir a motivação do atentado”, concluiu.
Com informações do site Isto É