Diante da confirmação do Ministério da Saúde, nesta terça-feira (28), do primeiro caso suspeito no país de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ocasionada pelo Novo Coronavírus (2019-nCoV), em Minas Gerais, e da sazonalidade das síndromes gripais associadas ao período chuvoso no Amazonas, o Governo do Estado anuncia a implantação do Comitê Estadual de Resposta Rápida aos Vírus Respiratórios. Coordenado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), o Comitê Estadual conta com representantes da área de saúde das esferas federal, estadual e municipal, e foi implantado seguindo determinação do governador Wilson Lima de alerta máximo para as síndromes gripais.
Adicionalmente, o Comitê atuará na preparação de respostas rápidas a uma possível ocorrência de casos de Novo Coronavírus, aplicando orientações do Ministério da Saúde definidas por protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Sazonalidade – A circulação dos vírus respiratórios em Manaus é monitorada semanalmente pela FVS-AM em unidades de saúde sentinelas, o que permite a intensificação das ações de prevenção. Desde os primeiros dias de janeiro, esse monitoramento vem apontando a circulação ativa de vírus com Influenza B, Metapneumovírus, vírus sincicial respiratório e Adenovírus.
Segundo a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, o Governo do Amazonas emitiu alertas para toda a rede de saúde, reforçando, por meio de atualização profissional, os fluxos e protocolos que devem ser seguidos nos serviços de emergência, públicos e privados, da capital e do interior.
Como parte do esforço para detecção precoce de casos de infecção humana pelo Novo Coronavírus, Rosemary informou ainda que a FVS, em parceria com a Anvisa, está orientando e conferindo os fluxos de protocolos internacionais de bloqueio sanitário junto à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e empresas que atuam no Porto de Manaus.