Por: Nilson Belém/Portal caboco
Promover ações que visam ampliar a ajuda às pessoas em situação de vulnerabilidade social como moradores de rua e dependentes químicos é a principal bandeira do fundador e diretor-presidente do Instituto Social Pai Resgatando Vidas (ISPRV), Marcos Bastos, que teve seu nome lançado como pré-candidato a deputado estadual pelo MDB durante convenção realizada no sábado (14) na sede do partido no bairro Parque 10 de Novembro, Zona Sul de Manaus.
“Hoje essas pessoas são invisíveis para a maioria das pessoas e alguns políticos, mas já estamos enxergando eles há muito tempo e vamos continuar lutando por elas e combater esse grave problema que está destruindo muitas famílias”, afirmou Marcos Bastos durante o evento.
“Junto com o senador Eduardo Braga vamos levantar ainda mais a bandeira social de fazer o acolhimento de moradores de rua e dependentes químicos que ninguém tinha ainda levantado”, completou.
Marcos Bastos anunciou que os próximos passos do projeto “Pai Resgatando Vidas” é crescer aindamais, receber mais apoio e lançar outros projetos de acolhimento.
Ele explica que hoje são 17 projetos que fazem o recolhimento e o acolhimento de moradores de rua e que “Graças a Deus está caminhando muito bem”.
O Que é o Pai Resgatando Vidas – Há cinco anos, o Instituto Social Pai Resgatando Vidas (ISPRV), que oferece moradia para pessoas em situação de rua e usuários de drogas em Manaus, já resgatou 370 pessoas em vulnerabilidade social.
A força do Projeto Pai Resgatando Vidas, que não possui ainda apoio nem do governo e nem do municípiio, vem das redes sociais. São 2,6 milhões de seguidores que, através de doações e de trabalho solidário e voluntário, ajudam como podem com doações e trabalho solidário as pessoas acolhidas nas ruas.
Até então o Pai Resgatando Vidas não era tão grande e não tinha lá muita visibilidade, mas um episódio deu a virada de página que o projeto precisava.
Isso ocorreu com a ex-moradora de rua Maria Solange Paulino Amorim, de 50 anos, que ficou conhecida como “Marina Silva de Manaus” após ter um vídeo seu compartilhado pela cantora Madonna em nível mundial.
A partir daí o projeto “bombou” e não parou mais de crescer graças também ao competente trabalho de seu fundador Marcos Bastos.
Como reconhecimento e para ajudar nas ações desenvolvidas pelo instituto, a vereadora Thaysa Lippy (PP) apresentou, um projeto de lei (nº. 317/2021) que tornou de Utilidade Pública o ISPRV.
Pelo artigo 1º do PL, fica considerado de “Utilidade Pública o Instituto Social Pai Resgatando Vidas – ISPRV, associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, CNPJ nº 17.810.139/0001-01, com sede e foro na cidade de Manaus, na avenida Joaquim Nabuco, nº 409, Centro, CEP: 69.005-080 e registrado em 08/02/2013”.
Consta ainda na proposta: “o Instituto Social Pai Resgatando Vidas (ISPRV) tem por finalidade resgatar pessoas em vulnerabilidade social, moradores de rua que são usuários de substâncias psicoativas, doravante chamados de Resgatados Uspa, visando oferecer assistência aos mesmos, com uma equipe multidisciplinar”.
Marcos Bastos salienta que a missão da instituição é promover a transformação da vida de Usuários de Substâncias Psicoativas, em situação de risco e vulnerabilidade social, com ações de resgate, acolhimento, reabilitação da identidade e autonomia, para que o mesmo seja reinserido com dignidade na sociedade.
“No início, não havia o acolhimento, tinha a entrega do sopão e nós ajudávamos alguns que ficavam nas ruas. De uns 5, 6 anos que começaram os acolhimentos”, afirmou, acrescentando que “o ISPRV tem a visão de ser reconhecido como instituição de referência em promoção da reabilitação dos Resgatados e sua reinserção na sociedade, e o resgate de valores familiares, fortalecimento de vínculos, honestidade, transparência, dignidade e coerência em nossas ações para melhoria da qualidade de vida dos resgatados”.