Em um à parte feito durante o pronunciamento do deputado estadual Fausto Jr (PV), na manhã desta quarta-feira, 17, no plenário Ruy Araujo, em que o parlamentar pedia o repasse da gestão dos portos para a Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias – SNPH, o deputado estadual Roberto Cidade (PV), sugeriu concessão dos espaço para iniciativa privada visando, assim, o melhor aproveitar o investimento público.
“Em Itacoatiara foram investidos mais de R$60 milhões no porto e hoje o espaço não é utilizado da maneira correta. A minha sugestão é fazermos como é no nosso vizinho, o Pará e pensarmos em uma concessão para que a empresa que assuma, possa administrar o local e deixar 100% apto para a população”, disse o Presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade (CTTM) da Assembleia Legislativa do Amazonas.
Ainda segundo Cidade, nenhuma cidade do interior do Estado tem seu porto funcionando com 100% de sua utilidade.
“A prova de que nossos portos não funcionam da maneira correta, é o porto de Manicoré, que recebeu uma reforma de mais de R$15 milhões e que não está sendo usado da forma correta, uma vez que os trabalhadores andam quase dois quilômetros para chegar na ponta do Porto quando o barco atraca”, ressaltou.
Atualmente, os porto do Amazonas são administrados pelo Departamento Nacional de Infraestrtutura e Transportes, o DNIT