Uma Pesquisa Serpres realizada de forma presencial e divulgada neste sábado (16) aponta um empate técnico entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) em Goiás, estado em que o atual chefe do governo tem influência por conta dos proprietários rurais.
No estado da região centro-oeste, Bolsonaro tem 38,7% das intenções de voto, enquanto Lula aparece com 37,3%, considerando que a margem de erro é de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento mostra Ciro Gomes (PDT) com 5%, Simone Tebet (MDB) com 2,1% e André Janones (Avante) com 1%. Em seguida, surgem Pablo Marçal (Pros), com 0,9%; general Santos Cruz (Podemos), 0,4%; e Vera Lúcia (PSTU), 0,2%. Felipe D’Ávila, Sofia Manzano (PCB) e Leonardo Péricles (UP) marcam 0,1,% cada.
Já na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são pontuados, Bolsonaro é citado por 33,8% dos entrevistados e Lula por 31%. Outros 2,1% citam Ciro e 0,7% Tebet. No total, 6,5% dos eleitores goianos afirmam não ter se decidido por um candidato ainda e 4,4% disseram que vão anular seu voto ou votar em branco.A pesquisa ouviu 801 eleitores e o índice de confiança é de 95%. O estudo foi contratado pela Organização Jaime Câmara e registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás sob protocolo GO-02837/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral com o número 09130/2022.Já se tratando do cenário nacional, segundo as últimas pesquisas PoderData, Lula tem 44%, contra 36% de Bolsonaro. De acordo com o levantamento, o petista lidera em 12 estados, enquanto o atual chefe do governo aparece na frente em outros sete, além de também manter a dianteira Distrito Federal. No Amapá, Pará, Rondônia e Tocantins não há dados disponíveis e, em outros três estados, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, os dois pré-candidatos empatam na margem de erro.