Pesquisa feita pelo Instituto Iveritas, registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número
AM-0897/2022, realizada no período de 22 a 26 de julho de 2022, em que foram ouvidas 5.611
pessoas presencialmente em Manaus, Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Rio Preto
da Eva, Itacoatiara, Maués, Parintins, Careiro Castanho, Autazes, Coari e Tefé, mostra que o
Presidente Bolsonaro na liderança( 44,7% a 43,5%); confirmada pela menor rejeição do
mesmo(39,9% contra 39,9% do candidato Lula).
Para o Senado, o candidato Arthur Neto aparece em destaque, com 31,2 pontos. O candidato
Omar Aziz vem em segundo com 24,0 pontos, e o candidato Coronel Menezes em terceiro com
15,9 pontos.
Para o governo do Estado do Amazonas, o candidato a reeleição Wilson Lima, apresenta 33,3
pontos, seguido de Amazonino com 30,8, e Eduardo Braga, em terceiro, com 16,7.
No cenário para o segundo turno, entre os dois primeiros candidatos, o candidato Amazonino
Mendes aparece com 42,5 pontos, contra 41,2 de Wilson Lima.
Pesquisa quantitativa que consiste na realização de entrevistas pessoais e presenciais,
conduzidas por profissionais treinados, com a aplicação de questionários estruturados a uma
amostra representativa da população votante de 16 anos ou mais no Estado do Amazonas
Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do
entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro.
O público pesquisado é composto por eleitores de 16 anos ou mais residentes na zona urbana
de Manaus, e mais 11 municípios do Estado do Amazonas, a saber: Autazes, Careiro Castanho,
Coari, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto
da Eva e Tefé. Para produzir uma amostra representativa desse público-alvo para cada
município, utilizamos um desenho amostral por conglomerados que prevê dois estágios. No
primeiro estágio, é realizado um sorteio probabilístico por meio do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho) aos pontos de fluxo a serem visitados pelos entrevistadores, sorteio
que tem como base o total de eleitores acima de 16 anos residentes nos setores. Em seguida,
são selecionadas as pessoas a serem entrevistadas utilizando-se cotas amostrais para as
seguintes variáveis: sexo, idade, renda familiar e escolaridade. O perfil da amostra, definido
pelas cotas previstas, é o seguinte: SEXO: Masculino (47%); Feminino (53%). IDADE: 16-24 anos (16%); 25-34 anos (23,9%); 35-44anos (23,9%); 45-59 anos (23,8%); 60 ou mais (12,4%). RENDA
FAMILIAR: Até 1 SM (38,9%);mais de 1 a 2 SM (33,1%) mais de 2 a 5 SM (19%); acima de 5 SM
(9%). ESCOLARIDADE: Até Fundamental completo (24,1%); Médio incompleto ou completo
(53,5%); Superior incompleto ou completo (22,4%). Fonte dos dados: TSE-Tribunal Superior
Eleitoral – 2022; IBGE-Censo 2010. Está prevista eventual ponderação da amostra para
correção das variáveis sexo, idade, renda familiar e escolaridade com base nos percentuais
anteriormente mencionados, caso ocorram diferenças entre os percentuais previstos na
amostra e a coleta de dados realizada. Dentro do público-alvo, serão realizadas 5611
entrevistas nos municípios selecionados. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem
de erro máxima prevista, baseada em uma amostra aleatória simples (AAS), é de cerca de 2,5
pontos percentuais para mais ou para menos em relação aos totais da amostra.
Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do
trabalho de campo:
As entrevistas serão realizadas por uma equipe de entrevistadores devidamente qualificada,
com experiência e treinamento em pesquisa de opinião pública. Todo trabalho é feito em
tablets ou outros dispositivos eletrônicos. Após a realização da coleta de dados, as entrevistas
junto aos respondentes são checadas por meio de procedimentos de consistência.
Adicionalmente, ao longo e após os trabalhos de campo, é realizada uma fiscalização que
consiste na checagem de uma amostra de 15% dos questionários aplicados para verificação
das respostas e da adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais.