Durante entrevista nesta quinta-feira, 11, o candidato a deputado federal, Hissa Abrahão (Avante), explicou que para o desenvolvimento do Amazonas é necessário que os agentes políticos trabalhem para desenvolver ciência e tecnologia no Estado.
Hissa Abrahão disse que o Brasil é o país que mais tem o mineral chamado quartzo, que é uma matéria-prima essencial para produzir o silício, que por sua vez, é o material usado para produzir diversos videogames.
“Temos a mania de olhar os games na ótica do consumidor, sem saber que existe beneficiamento de produtos naturais na fabricação desses produtos, que gera 5% do PIB brasileiro (Produto Interno Bruto). No entanto, a cada R$ 1 de quartzo que mandamos para o exterior, para trazer isso de volta para o país, estamos gastando R$ 1 mil”, explicou o candidato.
Conforme o candidato, analisando essa ótica, percebesse a necessidade de investir em ciência e tecnologia. “Se temos a matéria-prima e gente capacitada, qual o motivo de não investirmos em ciência e tecnologia? É necessário que o Amazonas, paralelo a Zona Franca de Manaus (ZFM), crie um polo de inovação de tecnologia e de biotecnologia”, complementou Hissa Abrahão.
Zoneamento ecológico e econômico
Na entrevista, Hissa Abrahão disse que se sensibiliza com as dificuldades que vivem os municípios do interior do Amazonas. Para o candidato a deputado federal, é necessário que se crie políticas públicas voltadas para os municípios interioranos.
“Enquanto a gente não aprovar um zoneamento ecológico/econômico que demarque o interior do Amazonas e diga como deve ser feito o agronegócio em toda sua totalidade, não teremos desenvolvimento. Vale ressaltar que esse processo não avançou no Amazonas”, disse o candidato.
Proposta
Hissa Abrahão salientou que tem diversos eixos que pretende atuar caso seja eleito, entre eles, na educação, cultura, dando mais oportunidades para jovens e adultos, além da defesa da Zona Franca de Manaus.
“Quando estive no Congresso Nacional, atuei forte para barrar uma pauta que pretendia criar no Estado do Maranhão a mesma Zona Franca de Manaus. Naquela época, cheguei a protocolar projetos para tornar a ZFM permanente”, ressaltou o candidato.
Experiência
Hissa Abrahão falou um pouco da empreitada ao cargo de deputado federal, as experiências e mudanças que ocorreram durante sua vida pública, passando pelos cargos de vereador, deputado federal e vice-prefeito de Manaus.
“Comecei muito novo na política, com isso, tinha aquele ímpeto da juventude muito latente, tanto que hoje posso perceber que havia uma certa rebeldia. Mas, ao passar por diversas situações, gerou em mim um processo de maturidade muito forte. Hoje, sou mais tolerante”, ressaltou o candidato.
O candidato explicou que apesar do processo de maturação, a chama dos sonhos e a vontade de fazer cumprir o certo não se apagou.” Me tornei mais forte. Recebo críticas e não me abalo. Esse processo me fez ter mais empatia pelo próximo, entender a necessidade das pessoas e querer ajudar ainda mais quem precisa de ajuda”, disse.