Uma tarde de autógrafos vai marcar oficialmente o lançamento em Manaus, dia 17/8, às 17h30, no Sesc da rua Henrique Martins, Centro, do livro “Estudos da Literatura do Amazonas”, de autoria dos escritores TenórioTelles e Antônio Paulo Graça (1952-1998), numa parceria da Editora Valer e o Serviço Social do Comércio (Sesc).
A obra começou a ser escrita há quase 30, quando trabalhavam o tema nas aulas de literatura da Ufam, e sentiram a necessidade de um estudo da literatura regional que contemplasse a produção literária amazonense desde o período colonial até os dias de hoje, contextualizando a literatura do Amazonas nas suas épocas, gêneros e influências.
Tenório Telles explica, no texto “Nota necessária”, que, antes da partida de Paulo Graça, em 1998, eles haviam definido o nome do livro ainda em construção. “Na realidade, o livro é uma reunião de textos que já havíamos publicado, com outros que escrevíamos para completar a meta que estabelecemos […] Caminhávamos para a finalização do trabalho quando a indesejada chegou e o levou”, lembra.
A morte de Paulo Graça, professor de Literatura da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), se deu aos 46 anos, em Manaus, em 9 de junho de 1998. Telles conta que a morte do amigo o deixou desmotivado, retornando a se debruçar sobre o projeto por insistência do livreiro e editor Isaac Maciel, proprietário da Editora Valer. Ele explica como planejou a execução final do projeto:
“Retomei o antigo plano, as anotações que havíamos feito, e fui juntando fragmentos e esboços, costurando-os segundo a sequência que definimos. A composição final é um longo texto ensaístico – estruturado como uma viagem pela memória literária do Amazonas, seus autores e obras –, constituído de pequenos ensaios unidos pela temática”.
O livro é composto dos seguintes capítulos: Período colonial (1); A flutuação estilística do ciclo da borrada (2); Modernismo – e tentativas de atualização (3); Clube da Madrugada (4); Tendências contemporâneas – pós-madrugada (5); e Outras expressões literárias (6).
A obra referencia ainda os autores de livros que se tornaram essenciais para os estudos literários tanto da cultura amazonense como no pensamento literário, estético e cultural.
O livro destaca ainda os autores que publicaram crônicas com viés literário, gênero que experimentou uma fase profícua nos últimos anos.
Tenório Telles encerra a nota destacando: “O nascimento da obra é um tributo à memória de Paulo Graça, para que ele continue vivo pelo que mais amava: as palavras. Espero que esta viagem ajude a despertar o interesse dos estudantes e dos jovens pela produção literária da nossa terra e abra novas possibilidades de compreensão e estudo”.
No Pós-Scriptum, Tenório Telles reforça a gratidão e amizade que dedicava a Paulo Graça: “A publicação deste “Estudos de literatura” tem um duplo sentido: honro o compromisso com o bom amigo Paulo Graça e, ao mesmo tempo, encerro um ciclo de minha formação e trajetória intelectual. Este livro sela uma história de sincera amizade e parceria intelectual”.
Perfis
Antônio Paulo Graça construiu carreira como professor do Departamento de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Seu primeiro livro, ‘Razão selvagem”, em 1985.
Em 1992, publicou ,”A catedral da impureza: crítica da razão liberal”, livro composto de onze ensaios sobre filosofia e cultura, uma reflexão.
Em 1993, publicou “Tango selvagem: romance sobre o jogo de interesse e poder na Amazônia”. “Como funciona a poesia”, seu último livro, publicado postumamente.
Tenório Telles é autor da peça de teatro “A derrota do mito”, de 1995. Publicou também “Estudos de literatura brasileira e amazonense’, em 1995; ‘O Amazonas em sua literatura” (CD-Rom), 1996; “Poesia e poetas do Amazonas”, em parceria com Marcos Frederico Krüger (antologia), 2006; “Antologia do conto amazonense”, em 2009; “Viver” (crônicas), em 2011; “Renovação”, em 2013; “Os passarinhos & outros bichos” (infanto-juvenil), em 2013; “Clube da Madrugada: a presença do modernismo no Amazonas” (ensaio), em 2014; “Canção de esperança & outros poemas”, em 2011; “Manaus: solo dissonante”, em 202; e “Prelúdio coral”, em 2020.
É mestre em teoria da literatura e crítica literária pela PUC/SP, com um projeto de estudo sobre a lírica e o sagrado na contemporaneidade, com ênfase na poesia de Murilo Mendes.
O livro “Estudos de literatura do Amazonas” é um tributo aos autores e obras que fazem parte do cânone dos textos mais expressivos de nossa tradição literária e que enriquecem o patrimônio cultural de nossa terra.
SERVIÇO:
O QUÊ: Lançamento do livro “Estudos de Literatura do Amazonas”
QUANDO: 17/08
HORÁRIO: 17:30h
ONDE: Sesc da rua Henrique Martins, Centro.