O candidato a deputado federal Hissa Abrahão (Avante) comentou sobre a decisão do governo federal em ‘blindar’ a Zona Franca de Manaus (ZFM) e manter a competitividade do modelo econômico do Amazonas. Hissa explicou que a decisão acaba com a insegurança jurídica do setor produtivo nacional.
O comentário foi feito após a publicação do decreto que preserva os bens fabricados na ZFM de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
De acordo com o candidato, o novo decreto tem o objetivo de destravar um corte de 35% em aproximadamente 4 mil produtos fabricados em outras regiões do país.
Hissa Abrahão explicou que a medida atende a um pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que impediu o ministro da Economia, Paulo Guedes, de efetivar o corte de 35% do IPI em todo o Brasil.
O candidato a deputado federal lembrou que, recentemente, durante sabatina a um telejornal brasileiro, o candidato à presidente da República, Ciro Gomes (PDT), também saiu em defesa do modelo econômico do Amazonas. O presidenciável ressaltou que é preciso defender Manaus, em referência a Zona Franca.
Hissa Abrahão explicou a importância de ter um candidato à presidência da República levando o modelo econômico do Amazonas para as discussões nacionais. “Esse é um dos motivos da minha candidatura, levar ao Congresso Nacional, pautas de discussões que atendam o anseio da população, que tratem sobre melhoria da qualidade de vida das pessoas, geração de emprego e renda e mais oportunidades para os jovens, adultos e idosos do nosso imenso Estado”, disse Abrahão.
Sociobiodiversidade
Hissa Abrahão ressaltou que entre suas propostas, além da defesa da Zona Franca de Manaus, estão as ligadas ao desenvolvimento de alternativas da sociobiodiversidade (conceito que envolve a relação entre a diversidade biológica, os sistemas agrícolas tradicionais, a chamada agrobiodiversidade e o uso e manejo dos recursos junto com os conhecimentos e cultura das populações tradicionais e agricultura familiar), além de uma economia capaz de conviver com a floresta em pé.
“O Amazonas necessita de uma voz ativa, que apresente na Câmara Federal, propostas e defesa do novo modelo econômico do Amazonas, a Zona Franca de Manaus. Recentemente, apresentei uma Carta Pela Amazônia, com 10 propostas voltadas para a sociobiodiversidade amazônica “, salientou o candidato.
Bem votado
Nas eleições de 2018, ao disputar vaga no Senado, Hissa Abrahão obteve um total de mais de 282,7 mil votos. Grande parte da votação foi na capital Manaus.