Mais uma vez a equipe do senador Eduardo Braga (MDB) mostra que o caminho escolhido por ele, para tentar voltar ao Governo do Estado, ainda é trilhado pelos mesmos atos da velha política: o jogo sujo e manipulação de pessoas humildes. No último sábado (10), Braga e sua equipe estiveram no município de Novo Airão realizando um comício. Enquanto discursava, sua equipe de comunicação pegava depoimentos de supostos moradores da cidade, o que seria normal, não fosse pelo fato da equipe de Braga estar direcionando os entrevistados a fazerem perguntas tendenciosas contra o governador Wilson Lima (União Brasil).
Uma pessoa que viu a equipe de Braga em ação, e se revoltou com o que ela chamou de “jogo baixo da velha política”, resolveu gravar a abordagem e denunciar o caso. Nas imagens, a jornalista Cíntia Melo e seu cinegrafista, instruem uma mulher a fazer a seguinte pergunta ao governador Wilson Lima: “Wilson Lima, porque que você não está trabalhando no interior do Amazonas?”
As imagens mostram a entrevistada visivelmente desconfortável com a situação. Ela ainda é estimulada a fazer mais uma pergunta. Dessa vez o cinegrafista ainda sugere que ela fique séria ao perguntar, e a jornalista ainda demonstra como ela deve se portar na frente da câmera ao fazer a pergunta: “Todo mundo desempregado, todo mundo precisando de ajuda… você tem que fazer essa pergunta séria, chateada porque o povo está sendo desprezado pelo governador”, explica a jornalista Cintia Melo, que não é seguida pela entrevistada.
Ao final da entrevista a jornalista dá um abraço de agradecimento na mulher entrevistada, que visivelmente está constrangida. Cintia Melo ainda fez a entrevistada gravar uma autodeclaração de autorização do uso da sua imagem para o programa eleitoral de Eduardo Braga.
Na gravação onde aparece a equipe de filmagem também é possível ouvir o senador Eduardo Braga discursando ao fundo. Segundo a pessoa que gravou o vídeo, depois da gravação ela foi conversar com a mulher entrevistada, que teria afirmado ter sido chamada para uma entrevista sobre Braga e não para falar mal do governador.
“Ela disse que estava vendo o comício e foi chamada pela repórter para falar do Braga e, segundo ela, ao se afastarem do local do comício a jornalista mandou ela fazer perguntas contra o Wilson Lima. Isso é muita sujeira’, afirmou a mulher que pediu para não ser identificada.
Entrevistada conta como foi a abordagem
Conseguimos identificar a mulher entrevistada. Ela não quis se identificar por medo de represálias mas contou que foi chamada pela repórter para falar de “política” e, quando chegou na hora da entrevista, começou a direcionar a entrevista. Ouça abaixo os áudios que a mulher entrevistada.
Entramos em contato com a equipe de comunicação de Eduardo Braga para saber se a jornalista Cintia Melo faz parte da equipe de campanha deles e se é prática comum essa manipulação dos entrevistado. O espaço está aberto e a matéria será atualizada com o posicionamento da equipe do candidato, assim que eles emitirem uma resposta.