Pacientes que tinham exames marcados para esta segunda-feira (17/10) no Laboratório Distrital Leste, localizado na rua J, nº 207, no bairro São José Operário, zona Leste, foram prejudicados mais uma vez por conta da insegurança que incide a região. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a unidade de saúde foi alvo de ação criminosa, onde bandidos furtaram a fiação elétrica do estabelecimento, fazendo com que os atendimentos no distrito fossem suspensos. Aprevisão de retorno é para a quinta-feira (20/10).
De acordo com a Prefeitura de Manaus, a Semsa esclareceu que os usuários com exames programados para esses dias, que seus procedimentos serão reagendados e a nova data será informada posteriormente. “A Semsa já adotou os procedimentos de registro de boletim de ocorrência no Distrito Policial da área”, fiz a nota.
A prefeitura não informou quando ocorreu o crime.
Ataques
Em maio deste ano, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Luiz Montenegro, no bairro Planalto, Zona Centro-Oeste de Manaus, foi alvo de criminosos, quando três homens invadiram o local e assaltaram pacientes e funcionários da UBS. Os trabalhadores informaram que pelo menos 20 pessoas, entre pacientes e funcionários, foram rendidas pelos criminosos dentro da UBS, que fugiram levando celulares das vítimas. Em razão do roubo, na tarde desta quarta, a direção da unidade decidiu suspender os atendimentos na unidade de saúde.
Já m março deste ano, três unidades de saúdesuspenderam o funcionamento em razão de ataques de criminosos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), os bandidos furtaram a fiação elétrica dos estabelecimentos. Segundo a Semsa, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Armando Mendes, localizada na rua Aragarças, no Manoa, zona Norte, e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) localizado na rua J, quadra 64, número 7, no bairro São José, zona Leste, tiveram o fornecimento de energia totalmente prejudicado, impossibilitando o atendimento aos usuários.
Ainda de acordo com a Semsa, na policlínica Dr. Antônio Comte Telles, localizada na rua J, s/nº, também no bairro São José, zona Leste, onde parte da instalação elétrica foi furtada, não estão funcionando o Laboratório Distrital Leste, o SAE (Serviço de Atendimento Especializado), a farmácia e a Estratégia Saúde da Família L 07.
Durante o mês de janeiro, ao menos três assaltos a unidades de saúde foram registrados em Manaus, segundo a prefeitura. No dia 21, trabalhadores e pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Silas Santos, localizada no bairro São José Operário, foram agredidos e assaltados por ladrões. Nove dias depois, bandidos furtaram a fiação e os condicionadores dos aparelhos de ar condicionado do Laboratório Distrital de Saúde da Zona Leste, que fica no bairro São José, no mesmo terreno da policlínica Doutor Antônio Comte Telles, também atacada por criminosos no último dia 24 de janeiro.