A Prefeitura de Manaus lança o programa cultural de entrevistas “Café Com Cultura”, nesta sexta-feira, 18/11, às 16 h, no Museu da Cidade de Manaus (Muma). Os documentários têm o formato de podcast em vídeo e objetivam divulgar a vida e a obra dos artistas amazonenses nas redes sociais e mídias.
O programa é uma produção do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Serão lançados quatro episódios semanais na primeira temporada de 2022. O “Café Com Cultura” apresenta os artistas em entrevistas descontraídas, mostrando muito mais que suas carreiras, mas também suas jornadas pessoais, formação artística e suas obras representativas. Cada episódio tem o formato de um bate-papo bem pessoal com músicos, artistas plásticos, cantores, atores, dançarinos, diretores e criadores.
O presidente do Concultura, Tenório Telles, explicou que o programa Café Com Cultura é uma ação da Prefeitura de Manaus pensada com o objetivo de promover a memória cultural de nossa cidade. “Celebrar nossos artistas e, principalmente, inspirar os jovens quanto ao valor da arte. Cada programa é um testemunho da vida e da obra dos criadores de beleza e arte que ajudam a enriquecer o patrimônio cultural e artístico de Manaus”.
Temporada
O âncora do programa, jornalista Cristóvão Nonato, conta que a primeira temporada os convidados são dois músicos, David Assayag e Rosivaldo Cordeiro, o escritor Elson Farias e o artista plástico Jair Jacqmont. Ele explica que o programa é feito no formato de podcast, um bate-papo relaxado onde o entrevistado revisita sua história e aspectos muito pessoais de sua vida e obra.
No programa de estreia o Multi-instrumentista Rosivaldo Cordeiro conta sua trajetória desde o início tocando instrumentos de corda na banda Carrapicho, até alcançar sua carreira internacional e se estabelecer na França, onde lançou vários EPs e dá aulas de música brasileira. Ele gravou o programa no Museu da Cidade de Manaus (Muma), durante uma passagem por Manaus.
O projeto visa ajudar na preservação artística das personalidades culturais de Manaus, sobretudo apresentando os nossos criadores mais expressivos, em todos os segmentos, destacando suas histórias de vida e formação, e principalmente seus trabalhos e obras marcantes. Além de ser um testemunho de grande relevância, os documentários têm valor pedagógico para os estudantes, professores e as novas geração. Serão disponibilizados para as escolas públicas para serem utilizados como suporte de aprendizagem nas salas de aulas, contribuindo para divulgar os valores da terra e inspirar os jovens talentos que estão em fase de formação.
Texto: Cristóvão Nonato/Assessoria Concultura
Fotos: Semcom…