No Amazonas não haverá greve, mas conexões podem ser afetadas
Aprovada na semana passada, a greve geral nacional de pilotos e comissários será deflagrada nesta segunda-feira (15), paralisando durante duas horas, das 6h às 8h (hora de Brasília), todos os voos nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza. A greve vai acontecer todos os dias, por tempo indeterminado, nesse mesmo horário, transferindo todas as decolagens para depois das 8h (Brasília).
Há exceções: todos os voos com órgãos para transplante, enfermos a bordo e vacinas continuarão ativos.
No Amazonas não haverá paralisação de decolagens, mas os passageiros que embarcarem em Manaus com destino final ou conexões nos aeroportos de Congonhas (SP), Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ), Viracopos (SP), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Confins (mg) e Fortaleza (CE), podem encarar transtornos.
Reajustes
A classe reivindica um aumento real de salários e melhores condições de trabalho, e ainda demonstra frustração em relação às negociações com as empresas, pontuando a alta no preço das passagens, que têm garantido o lucro das empregadoras, mas, de acordo com os trabalhadores, sem dar retorno ao setor.
Monitoramento
O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) distribuiu nota informando que está em negociações e orientou os passageiros a “monitorar a situação dos voos” para saber quais e quando irão decolar.