A partir de fevereiro de 2023, o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, irá assumir na Câmara Municipal de Manaus (CMM) a vaga do Avante deixada pelo vereador Wanderley Monteiro, eleito deputado estadual nas eleições gerais deste ano. A mudança já movimenta o partido.
É o prefeito de Manaus e presidente estadual da sigla, David Almeida, quem vai decidir o destino político de Alonso, se ele irá permanecer na Casa ou se retornará à pasta de Cultura do município.
“O presidente Alonso, obrigatoriamente, terá que tomar posse do cargo na CMM. Sua permanência está condicionada à vontade do prefeito. A decisão é do prefeito David Almeida”, informou a assessoria do diretor-presidente da Manauscult ao site O Poder.
Pouco antes da eleição da nova Mesa Diretora da CMM, foi cogitada a renúncia de Wanderley para que a volta de Alonso fosse antecipada e ele pudesse concorrer à presidência da Casa como candidato da base do prefeito. A ideia recebeu críticas de alguns vereadores, que em geral diziam que Alonso não vivia o atual parlamento e, por isso, não estaria dotado de competências suficientes para comandar o legislativo municipal.
Especialistas ouvidos pela reportagem avaliam a ida de Alonso para a Câmara como um reforço para a base governista, que sofreu debandada e perdeu membros após discordâncias internas que enfraqueceram o grupo. Prova disso é o resultado da eleição da Casa, a qual o candidato do grupo de David, Elan Alencar (Pros), foi derrotado pelo candidato da aliança independente, Caio André (PSC).
Foto: Divulgação