MANAUS – Por Nilson Belém – Os trabalhadores do sistema de transportes especiais aderiram as medidas de prevenção ao coronavírus e adotaram máscaras de o álcool em gel durante o trabalho de transportes dos trabalhadores para o Pólo Industrital de Manaus (PIM) à partir desta terça-feira (17).
De acordo com o vice presidente do Sindicatos dos Trabalhadores de Transportes Especiais, Fretamento Escolar e Locadoras de Veículos do Amazona (Sindespecial), Gabriel Enock, a medida preventiva foi adotada para evitar a transmissão do coronavírus já que o Amazonas registrou um primeiro caso da doenças e outros 33 casos estão sendo notificados e/ou investigados.
O sistema de transportes especiais emprega atualmente 2.500 motoristas que transportam cerca de 100 mil trabalhadoes para as fábricas do Distrito Industrial de Manaus.
De acordo com Gabriel Enock, não foi necessário nem ouvir a Comissão de Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalhadores (Cipa) ou médico de trabalho, a iniciativa partiu da própria diretoria do SindEspecial e os próprios trabalhadores se conscientizaram e viram a necessidade de cuidar da saúde de cada trabalhador do sistema e de se prevenir.
“Agora todo motorista usa máscara e o alcool em gel em toda rota e assim vai continuar até que seja afastado totalmente o risco de contaminação do coronavírus”, finaliza Gabriel Enock.