Na manhã desta quarta-feira (11), o sistema de alerta de voos da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), o Notam, caiu e fez com que a FAA ordenasse o cancelamento de todos os voos domésticos até às 9h, horário local.
O Notam tem a função de alertar pilotos e outros funcionários de voo sobre algum perigo ou alterações relevantes em aeroportos. A falha afetou “operações por todo o país”. Passageiros relatam à imprensa local que houveram cancelamentos em diferentes companhias. Alguns sites de notícias dos EUA falam em cancelamento de todos os voos em solo norte-americano.
A FAA, no entanto, nega que todos os voos saindo dos EUA tenham sido cancelados, mas não especifica quantos estão em solo. O sistema ainda não havia sido restabelecido até a última atualização desta matéria.
Em nota, a FFA afirmou que ainda está trabalhando para restaurar totalmente o sistema notam. “A FAA ordenou que as companhias aéreas suspendessem todas as partidas domésticas até as 9h, horário do leste, para permitir que a agência validasse a integridade das informações de voo e segurança”, diz o comunicado.