Manaus perdeu a corrida e a articulação política para Belém, no Pará, escolhida nesta quarta-feira (11) para ser a representante do Brasil para sediar a Conferência Mundial do Clima (COP-30), em 2025.
A decisão foi anunciada em vídeo após reunião com o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e o presidente Lula, na manhã de hoje, no Palácio do Planalto, postado nas redes sociais do político paraense.
Helder Barbalho, que é presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, tem se destacado pela sua liderança e habilidade política no país. Filho do ex-governador e ex-senador Helder Barbalho, ele conseguiu emplacar o irmão, Jader Filho, no Ministério das Cidades no governo Lula 3.
Itamaraty formalizou
De acordo com o vídeo, Lula informa que o Itamaraty formalizou a cidade de Belém como candidata a sediar a COP-30 em 2025. A capital paraense vai disputar com outras cidades e capitais de várias partes do mundo.
Lula ressaltou que esse foi um compromisso assumido na cúpula do ano passado, realizada no Egito. “Quero agradecer ao presidente o gesto do governo federal e destacar a importância e a dimensão de que o Brasil deve trazer essa discussão, que é o maior evento climático do Planeta, e Belém estará de portas abertas para debater a Amazônia e discutir o clima no mundo”, disse Helder.
Fonte: Portal Único