Ver-o-peso, Mangal das Garças, Theatro da Paz, Portal da Amazônia e Estação das Docas são alguns dos principais atrativos turísticos de Belém (PA), porém, a diversidade turística da capital paraense vai além.
Afinal, a terra das mangueiras, apelido carinhoso da capital paraense, possui 1.059 km² e diversos lugares para explorar e descobrir fora da rota mais popular. O Portal Amazônia apresenta lugares de Belém que valem a pena conhecer:
Ilha do Combu
A Ilha do Combu fica a 15 minutos de barco pelo Rio Guamá. O local é conhecido por sediar a casa de chocolate, além de ser ideal para passear com a família, onde as pessoas podem apreciar a famosa culinária paraense e dar um “tchibum” no rio.
Para chegar à Ilha do Combu, o interessado deve pegar um barco na Praça Princesa Isabel, localizada no bairro Condor, na capital do Pará. O valor fica entre R$ 7 e R$ 10, mas também existem vários pacotes turísticos para que as pessoas possam conhecer essa pérola da ‘terra das mangueiras’.
Ilha é conhecida pela sua beleza natural e gastronomia regional. Foto: Reprodução/Instagram
Planetário
O Centro de Ciências e Planetário do Pará, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, é um espaço de divulgação e ensino de ciências em que o visitante pode se encantar e descobrir ciências através de experimentos interativos, exposições e sessão de planetário.
Em 2012, o Planetário ampliou seu campo de atuação no sentido de fazer valer o princípio de socialização do conhecimento científico, possibilitando o acesso fácil e de forma agradável para os estudantes, professores e comunidade em geral, a partir da transformação e revitalização de seus espaços e ações.
O planetário está localizado na Avenida Augusto Montenegro, s/n – Km 03 – Mangueirão. Fica aberto nas terças, quintas e sábados, das 9h às 11h e das 15h às 17h.
Planetário é um atrativo diferenciado. Foto: Divulgação/UEPA
Parque do Utinga
O Parque Estadual do Utinga (PEUt) é uma Unidade de Conservação Estadual criada com o objetivo de preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, estimular a realização de pesquisas científicas e, além disso, incentivar o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, incluindo o turismo ecológico.
Administrado pela ‘Os Pará 2000’, o parque oferece trilhas, espaços turísticos, quatro quilômetros de pistas preparadas para caminhadas e passeios de bicicletas, patins e skates. Além de um estacionamento de 400 lugares para veículos e de um centro de recepção aos visitantes com auditório para 38 lugares, lanchonete, bilheteria e café.
Durante a semana, o parque abre das 6h às 17h, exceto às terças-feiras, quando é fechado para manutenção interna. Com entrada gratuita, somente alguns serviços são pagos, como as trilhas guiadas, atividades esportivas como rapel e tirolesa e a taxa de estacionamento. O espaço está localizado na Avenida João Paulo II, Sn – Belém. Informações pelo telefone (91) 3344-0153.
Parque do Utinga. Foto: Reprodução
Fonte: Portal Amazônia