A Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar do Piauí, recebeu nesta sexta-feira (10) três viaturas lilás para atuarem no enfrentamento à violência contra a mulher. O objetivo é que as vítimas de violência doméstica tenham um atendimento humanizado e eficaz.
A Patrulha Maria da Penha consiste na realização de visitas periódicas, pela Polícia Militar, às residências de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, para verificar o cumprimento das medidas protetivas de urgência do art. 22 e reprimir eventuais atos de violência.
O secretário de Segurança, Chico Lucas, destacou que o objetivo das viaturas lilás é dar mais visibilidade e mostrar que as mulheres têm o apoio do governo na proteção à sua integridade.
“Essa é uma das estratégias do protocolo de combate à violência contra mulher. O agressor que não respeitar a campanha ‘Só se eu quiser…#NãoéNão’, que não respeitar o corpo feminino, que não respeitar a vontade feminina ele vai ser conduzido na viatura lilás por mulheres, é isso que a gente quer mostrar, que o homem tem o dever de respeitar a vontade da feminina, o direito das mulheres. Então a viatura lilás é dar visibilidade e mostrar que as mulheres têm sim, por parte do governo do Estado, o apoio na proteção à sua integridade”, afirmou o secretário.
A Capitã Leoneide, comandante da Patrulha Maria da Penha, afirmou que a finalidade das novas viaturas é constranger o agressor. “A importância das viaturas nessa coloração é porque buscaremos, de uma forma mais objetiva e mais direta, constranger o agressor para que ele se sinta envergonhado na presença da viatura lilás, na porta da residência dele, todas as pessoas vão saber que ali existe um agressor de mulheres”, ressaltou.
No Carnaval e, sobretudo, durante o corso de Teresina, além das viaturas Lilás, haverá a sala Lilás com a equipe da Rede de Atendimento às mulheres em situação de violência, será distribuído informativos com os canais de denúncia para as mulheres durante o corso e festas carnavalescas.