O boto cor-de-rosa que vive no rio Negro, em Novo Airão, e foi ferido criminosamente por pescador ainda não identificado, vai ser submetido a cirurgia. É que a ponta da zagaia que o atingiu ficou presa próximo a um dos olhos.
Conforme nota conjunta do Ibama e ICMBio, toda uma operação para captura e posterior cirurgia do animal está sendo preparada.
Conhecido como “Curumim” (menino, na língua indígena), o boto é dócil. Contudo, a captura e o procedimento cirúrgico são novidades para ele, daí todo o cuidado dos órgãos nessa operação.
Nota do Ibama e ICMBio
Obtivemos conhecimento sobre o caso de agressão ao Boto-vermelho Curumim em Novo Airão, que sofreu um ferimento no olho causado por zagaia.
Primeiramente, nos solidarizamos com toda a comunidade e pessoas envolvidas e esclarecemos que, por se tratar de Unidade de Conservação Federal, (Parque Nacional de Anavilhanas), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio do NGI Novo Airão e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam) lideram um conjunto de instituições que se mobilizam para capturar e realizar o devido tratamento e demais cuidados ao animal, para livrá-lo do objeto ainda preso ao seu corpo. Informamos ainda, que desde o conhecimento do fato, o animal vem sendo monitorado e medicado, com o apoio dos comunitários locais e orientação veterinária de técnicos do ICMBio.
O caso exige o conhecimento do comportamento da espécie e da geografia local, bem como expertise específicas de captura e cirurgia veterinária, procedimentos delicados devido ao tipo de ferimento e características do local onde o animal se encontra.
Nos colocamos à disposição para defender a fauna silvestre da Amazônia.
Joel Bentes Araújo Filho
Superintendente do Ibama-AM
Fonte: BNC