Na tarde deste domingo (4), policiais militares salvaram a vida de Eduardo Gael dos Santos Castro, um menino de 1 ano e 5 meses, que havia se afogado em uma piscina na Rua Jakarta, bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus. Os policiais estavam passando pelo local quando a família tentava socorrer a criança, que já estava desacordada e com partes do corpo com coloração azulada.
De acordo com o registro da Polícia Militar do Amazonas, a equipe do 26°Cicom, sob o comando do Capitão Portela, estava se preparando para realocar invasores de terra no km 30 da AM 010. Foi nesse momento que a mãe do bebê, junto com familiares, pediu ajuda à equipe, informando que seu filho havia se afogado em casa.
A criança apresentava extremidades cianóticas, indicando falta de oxigênio, com as pontas dos dedos das mãos e dos pés ficando azuladas, e estava quase sem vida. Os policiais militares realizaram os primeiros socorros no menino, que reagiu com choro e expeliu secreções pela boca e pelo nariz. Essa intervenção rápida dos policiais garantiu a sobrevivência da criança até que ela pudesse receber atendimento médico adequado.
O bebê foi levado consciente e respirando para o Serviço de Pronto Atendimento do Galiléia, onde está sendo observado e seu estado é estável. O médico elogiou a equipe pelos primeiros socorros prestados à criança, que foram fundamentais para sua sobrevivência.