PARINTINS – Neste domingo (02), os bois-bumás Garantido e Caprichoso entraram na arena do Centro Cultural – Bumbódromo para a última apresentação do maior espetáculo cultural a céu aberto da região Norte. Depois de uma noite magistral, as agremiações vermelha e azul apenas aguardam o anúncio do boi campeão desta 56ª edição do Festival Folclórico de Parintins 2023, que acontecerá na tarde desta segunda-feira (03).
No super espaço Instagramável que o Bumbódromo já se tornou ao longo de cada apresentação dos bois, o Garantido, hoje entrou diferente. “Hoje é na raça e por toda vida, sempre”, incentivou o apresentador à galera. “Ontem, sábado, celebramos 10 anos do título conquistado no centenário comemorativo do boi”, lembrou. A simples alusão à data-centenária que coincidiu com mais um título para o Garantido levantou a galera que continuou com esse espírito e jeito de ser campeão até o final da apresentação.
Esta noite a agremiação como um todo e os brincantes entrou motivada, mais feliz e cantando a plenos pulmões e coração. E, a galera não deixou por menos, acompanhou toda a apresentação aos gritos, aplausos e muita interação com o boi-bumbá, encerrando com essa marca mais que registrada a festa de 2023 da vermelho e branco.
O tambor de guerra Garantido só queria batucar, enquanto o povo escarnado acreditava na virada rumo ao campeonato.
Em seguida foi a vez do boi Caprichoso que entrou, mais uma vez, confiante e certo da entrega que fez nos dois primeiros dias de festival. O pavimento para o bicampeonato da agremiação estava lisinho, sem espaço para tropeços. Com muito profissionalismo, organização e, claro, a garra e a força de seus integrantes sempre com alegria e um sorriso no rosto davam conta do otimismo da azul e branco neste último dia de apresentação.
O boi-bumbá Caprichoso chegou do alto dentro de uma estrela amarela. O protagonista da festa foi recebido com um canto de amor da marujada caprichosa embaixo de chuva. Em momento algum isso comprometeu sua rica evolução. A entrada de Sinhazinha Valentina da fazenda, por sua vez, completou sua evolução em busca do bumbá Caprichoso mas antes, como uma verdadeira metamorfose, transformou sua brilhante indumentária de quando chegou, nas cores azul e branca.
A impressão que ficou muito clara e foi vista na arena que a festa, mais que para os jurados era, sim, para a galera. Responsável pela possibilidade de também conquistar o item 19 – galera, a torcida Caprichoso acompanhou com muita garra e disposição toda a coreografia proposta e bem executada. Essa lufada de dever cumprido e emoção marcou a última apresentação do boi-bumbá.
E, não por menos, o boi Caprichoso terminou sua apresentação no bumbódromo aos gritos de bicampeão. A galera azul e branca não tem dúvidas quanto à superação de todos nas três noites de apresentações mais que impecáveis.
Agora é a vez dos jurados manifestarem os pontos dos quesitos em disputa e coroar o boi campeão 2023.