A iniciativa integra a campanha “Um dia no Parque – É hora de cuidar do nosso lar”, que acontece em várias partes do Brasil com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância das unidades de conservação, áreas naturais relevantes voltadas à conservação da natureza.
A entrada é gratuita e basta agendar pelo site. O evento acontece das 9h às 16h, com oficinas sobre os Mamíferos Aquáticos da Amazônia – como peixe-boi e ariranha, biodiversidade de animais e plantas vista no Bosque, colagem e desenho com folhas e papéis, além de exposição sobre animais peçonhentos e visitas guiadas pela Casa da Ciência e pelos atrativos do parque. No Centro de Estudos de Quelônios da Amazônia (Cequa), o visitante contará com visita guiada no espaço, pintura de rosto e desenhos para colorir.
“O evento Um Dia no Parque busca a valorização das unidades de conservação, por meio da visitação. A ideia é que as pessoas conheçam as belezas, os atrativos de cada unidade e se conectem à natureza. E aqui no Bosque faremos isso, de forma divertida e com muita aprendizagem”, contou o educador ambiental do Programa Ciência na Escola (PCE) do Bosque, Lucas Prado.
No Bosque, o visitante pode desfrutar de vários atrativos, como o recinto das ariranhas, viveiro dos jacarés, ilha da tanimbuca – onde tem uma árvore com mais de 600 anos, a passarela suspensa, além das atividades programadas para o evento.
Este é o terceiro ano que o Bosque participa do evento. O Bosque fica na Rua Bem-te-vi, s/nº, Petrópolis, anexo à sede do Inpa, zona Centro-Sul de Manaus. É um fragmento florestal de aproximadamente 13 hectares, em plena área urbana de Manaus, e possui significativa importância como área de visitação, educação, pesquisa e contato com a natureza.
APA Floresta Manaós
O Bosque da Ciência integra a Área de Proteção Ambiental (APA) Floresta Manaós, criada em 2012 pelo poder municipal. Possui 759,15 hectares (um hectare é equivalente ao tamanho de um campo de futebol), reunindo os fragmentos florestais do Inpa, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ULBRA, Parque Lagoa do Japiim e áreas verdes dos Conjuntos Elisa Miranda e Acariquara. Esta área de proteção é um dos maiores fragmentos verdes em área urbana do mundo.
Para o educador ambiental do Projeto BioClimAmazônia do Inpa, Felipe Zanusso, o Bosque da Ciência, como parte da APA Floresta Manaós, exerce um papel fundamental para a sociedade. “Além de contribuir para a conservação de diversas espécies, o fato do parque estar inserido na área urbana de Manaus, possibilita que a população se apaixone pela natureza sem ter de deslocar para locais distantes e com custo elevado”, conta o biólogo com doutorado em Ambiente e Sociedade. “Esse contato com o meio ambiente, comprovadamente, faz bem para a saúde do ser humano. Sem dúvida, o Bosque é uma das portas de entrada para que todos sintam e compreendam a importância das áreas protegidas”, destacou Zanusso.
Sobre o evento
O Um Dia No Parque foi idealizado pela Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, a Rede Pró UC, e é realizado anualmente pela Coalizão Pró-Unidades de Conservação, formada por organizações da sociedade civil e empresas comprometidas com a valorização e a defesa dessas áreas. A Coalizão é formada pela Rede Pró UC, Conservação Internacional, Fundação Grupo Boticário, Fundação SOS Mata Atlântica, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto Semeia, TNC Brasil e WWF-Brasil.
Fotos: Victor Mamede/ Ascom Inpa