Ordem judicial para a retirada de mais de 900 flutuantes da orla de Manaus foi assunto do encontro
O vereador e vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Alonso Oliveira (Avante), recebeu, ao lado do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), nesta segunda-feira (31/7), representantes da Associação dos Flutuantes do Rio Tarumã-Açu (Afluta), que buscam modificar a decisão expedida no dia 7 de junho, pelo juiz titular da Vara Especializada em Meio Ambiente (Vema), Moacir Pereira Batista, que ordena a retirada dos mais de 900 flutuantes instalados na localidade.
“Estou buscando o diálogo com os órgãos competentes para discutir o processo de regularização das atividades desse setor que envolvem espaços turísticos, gastronômicos, de lazer, entre outros. Tudo isso, alinhado com a preservação dos nossos mananciais. Conforme o prefeito David Almeida será levado em consideração o cumprimento da decisão da Justiça, mas também os aspectos sociais e econômico”, explicou o parlamentar.
Durante o encontro no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), localizado no Adrianópolis, zona centro-sul, os representantes da Afluta demonstraram dados que apontam que muitos dos flutuantes do local estão regularizados.
A reunião contou também com a presença do vice-prefeito, Marcos Rotta; do titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antônio Stroski; do procurador-geral do Município (PGM), Rafael Bertazzo; do secretário de Comunicação da Prefeitura de Manaus, Israel Conte, além do Presidente da Afluta, Nildo Affonso.
Decisão Judicial – O juiz titular da Vara Especializada do Meio Ambiente (Vema), Moacir Pereira Batista, expediu a última Decisão Interlocutória, no dia 7 de junho, determinando ao município de Manaus a retirada dos flutuantes irregulares do Tarumã-Açu.