A pior estiagem da história somado o aumento recorde dos focos de queimadas na região de Autazes ( a 122 km de Manaus) levaram a uma série de ações para ajudar a população, comunidades ribeirinhas e o povos indígenas que vivem naquela área que estão em situação de vulnerabilidade social.
Junto a essas ações, a empresa Potássio do Brasil, subsidiária da Brazil Potash, vem prestando auxílio humanitário e ambiental em Autazes tanto no combate às queimadas quanto no apoio às populações atingidas pela forte estiagem.
A Potássio atendeu, por exemplo, um pedido de apoio do Conselho Indígena Mura (CIM) para atender os indígenas das 36 aldeias do município com água potável por meio de 1 caminhão pipa, solicitação atendida neste último fim de semana.
Além disso, a empresa doou 40 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as equipes de brigadistas da Prefeitura de Autazes, visando garantir a segurança de quem está na linha de frente no combate aos incêndios.
Mais de 20 brigadistas estão dia e noite em ação pelas comunidades rurais do município, na tentativa de conter as queimadas da região. O reforço envolve, ainda, diversos órgãos em uma ação integrada comandada pela Secretaria de Meio Ambiente de Autazes, Guarda Municipal, Defesa Civil, Departamento de Trânsito, Centro de Monitoramento por Câmeras (Ciops), Polícia Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiro.
“É um momento de ajuda humanitária em que todos devem se unir em prol do meio ambiente e, principalmente, das pessoas. Atuamos em parceria com a comunidade e os problemas deles nos afligem também, então estamos somando esforços nesse combate às queimadas no município”, ressalta Adriano Espeschit, presidente da Potássio do Brasil.
A empresa também contribuiu com a doação de cestas básicas ao governo do estado, que deverá encaminha-las às famílias, indígenas e não indígenas, que estão em situação de vulnerabilidade social no estado.
Essa semana foi considerada a pior da história de Autazes, que ficou totalmente coberta por fumaça, conforme relatou o prefeito Andreson Cavalcante. “O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) informou que foram detectados 504 focos de incêndios no Amazonas, desses, 104 somente em Autazes. Estamos no combate e fazendo um apelo à população para denunciar a prática que está afetando a saúde das pessoas daqui e de outros lugares para onde a fumaça vai”, diz o prefeito.
A Potássio do Brasil possui um Projeto para produzir fertilizante de potássio em Autazes e possui o compromisso de desenvolver ações socioeconômicas e ambientais para população.